sexta-feira, 18 de junho de 2010

RETORNO DA SEMANA - TERCEIRA SEMANA DE JUNHO

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

O dia 14 foi dedicado a discussões sobre as Olimpíadas do CEB. Os alunos apresentaram diversas propostas para o desfile, como o grito de guerra, o mascote, a faixa e a bandeira. Foi discutido a questão de possíveis patrocínios para o sexto ano vespertino.

O dia 15 tinha o jogo da seleção brasileira, por isso a presença dos alunos foi diminuta, sendo reservado o tempo para brincadeiras.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Aplicação dos exercícios da página 72, 73, 74 e 75 sobre o tema: agentes internos de modelação do relevo.

Foi apresentado os agentes externos de modelação do relevo como as águas (rios, chuvas, gelo); os processos de intemperismo, como o físico (temperatura), químico (água) e biológico (seres vivos).

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Aplicação de exercícios sobre tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos da página 23.

O assunto tratado foram as diversas classificações do relevo brasileiro: Aroldo de Azevedo (anos 40) que apresenta as planícies (altitude abaixo de 200 metros) e planaltos (acima de 200 metros). Aziz Ab'Saber (anos 50/60) com planaltos sofrendo processos erosivos e planícies de sedimentação. Jurandir Ross (anos 80) com auxílio do Projeto Radam identifica planícies abaixo de 300 metros de altitude sendo áreas de sedimentação; planaltos acima de 300 metros de altitude como áreas de erosão e depressões como áreas de erosão e sedimentação.

Devido a problemas de conversas paralelas que atrapalharam a aula, alguns alunos ficaram incubidos de apresentar um resumo da aula apresentada.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Conceitos básicos sobre o Capitalismo, como origem, Capitalismo mercantil que inicia-se a partir do século XIV onde destaca a produção de manufaturas e o mercantilismo; Capitalismo Industrial a partir do século XVIII com destaque para a Inglaterra - fábrica do mundo; Capitalismo Financeiro, final do século XIX, representando a associação do capital industrial com o financeiro (bancos) que terá sua maior representação com os Estados Unidos e Alemanha. Esta associação é necessária devido a grande demanda de capital para os investimentos em energia, transportes, etc.

Foi criado os grupos para a atividade de apresentação sobre os temas de problemas urbanos e propostas de soluções; para o dia 30.06.2010 no auditório.

Grupos: Jéssica, Tatiana e Willian (mobilidade); Emerson, Vinicius, Gabriel (Metropolização); Ana Carolina, Caroline Weber, Felipe e Lucas Andrade (Violência); Brenda, Artur e Regiane (enchentes); Francielly, Lorena, Naelly, Lucas Amarildo (poluição); Cristiane, Estephane, Emerson Souza, Matheus e Ana Karoline (trabalho); Gisélya, Paulo e Leandro (infraestrutura).

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Apresentação de um texto de Vesentine: "O que é Geografia Política? O que é Geopolítica? Disponível em www.geocritica.com.br/geopolitica.htm. O texto trata das origens dos dois conceitos. Basicamente pode-se considerar a Geografia Política como as estratégias de aproveitamento do território pelo Estado, enquanto a Geopolítica seria as estratégias de um Estado em relação aos outros países; são as relações de poder embricadas no mundo.

Foi dividido exercícios da frente 2 da apostila para que os alunos apresentem a resolução dos problemas, explicando tanto as questões corretas como as incorretas. A atividade é opcional.