sexta-feira, 25 de junho de 2010

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA -- PERÍODO: 28.06.2010 À 02.07.2010

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – PERÍODO:  28 e 29.06.2010

184

ATENÇÃO: Em virtude do jogo da Seleção Brasileira, possivelmente não haverá aula no dia 28.06.2010. 

ATENÇÃO: Trabalho de pesquisa com entrega até o dia 05.07.2010. Assunto:

  • Os terremotos do ano de 2010; (mínimo três)
  • Três vulcões em atividade no mundo (a sua escolha, ou eventos relacionados em qualquer época)
  • Três maremotos ocorridos no mundo em qualquer época (a sua escolha)
  • No caso dos assuntos acima, deverá existir um pequeno texto (no máximo cinco linhas) sobre cada um. Como exemplo: a destruição causada, número de mortes, os impactos ocorridos na cidade, região ou país, etc.

O trabalho poderá ser feito individualmente, em duplas ou trio; deverá ser manual, sendo permitido apenas a impressão da capa e de eventuais anexos.

acge0805

Forças Externas de modelação de relevo

  • Erosão (águas, vento, intemperismo e seres vivos)

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos de modelaçao externa do relevo que nos revelam as feições atuais.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – PERÍODO: 30.06 e 02.07.2010

ATENÇÃO: Trabalho de pesquisa com entrega até o dia 30.06.2010. Assunto:

  • Os terremotos do ano de 2010; (mínimo três)
  • Três vulcões em atividade no mundo (a sua escolha, ou eventos relacionados em qualquer época)
  • Três maremotos ocorridos no mundo em qualquer época (a sua escolha)
  • No caso dos assuntos acima, deverá existir um pequeno texto (no máximo cinco linhas) sobre cada um. Como exemplo: a destruição causada, número de mortes, os impactos ocorridos na cidade, região ou país, etc.

O trabalho poderá ser feito individualmente, em duplas ou trio; deverá ser manual, sendo permitido apenas a impressão da capa e de eventuais anexos.

20050530_-_Paisagens_-_Ryyck

Agentes Externos de Modelação do Relevo;

  • Ação biológica.
  • Ação antrópica.

Formas da Superfície Terrestre

  • Montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos externos de modelação do relevo (ação biológica, principalmente o homem). Conhecer as feições da superfície terrestre.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 02.07.2010

ATENÇÃO:  Alguns alunos ainda estão devendo um resumo da aula para entrega nesta semana.

image004

Solos

  • Origem;
  • Horizontes;
  • Classificação;
  • Cor;
  • Fertilidade

Objetivo:

Compreender os mecanismos de formação de solo, sua constituição e características.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios. Em virtude da finalização da apostila, serão a iniciados os testes gerais.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 30.06.2010

ATENÇÃO: As apresentações sobre os problemas urbanos será nesta semana no auditório. Não esquecer do relatório que deve ser entregue.

Caso haja problemas nas apresentações, fica definido o planejamento abaixo:

berlim5

Mundo Bipolar

  • Socialismo
  • Origens da Guerra Fria
  • Descolonização

Objetivo:

Conhecer a dinâmica do socialismo, o cenário  geopolítico que precipitou a Guerra Fria e a disputa pelo controle ideológico do mundo descolonizado.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios.

TEMAS PARA ATIVIDADE SOBRE PROBLEMAS URBANOS E SOLUÇÕES PROPOSTAS.

(em negrito os temas, ao lado sugestões que não são necessariamente obrigatórias).

TRABALHO – informal, subemprego, desemprego.

POLUIÇÃO – hídrica, do ar, do solo, sonora e visual

MOBILIDADE – congestionamentos, transportes precários, estacionamentos.

METROPOLIZAÇÃO – o crescimento desenfreado das cidades, características, etc.

INFRAESTRUTURA – saneamento básico, fornecimento de água, saúde.

ENCHENTES – impermeabilização do solo, ocupação das margens dos rios.

MORADIA – ocupações irregulares, comunidades carentes, espaços excludentes.

VIOLÊNCIA – principais delitos, Geografia do crime: áreas violentas e cracolândias.

OBJETIVO: Os alunos deverão formar grupos de até 4 participantes para a produção de uma apresentação em sala sobre os temas propostos. O número de participantes em cada equipe será condicionado a utilização de todos os temas.

METODOLOGIA: Os alunos terão de 15 a 20 minutos para demonstrar suas pesquisas sobre o tema. Eles poderão utilizar mídias diversas (internet, power point, vídeos caseiros, reportagens, etc.) para expor seus resultados. Poderão basear suas pesquisas “in loco” ou buscar outras cidades como exemplo. Deverá ser entregue um relatório de 1 a 2 páginas como parte integrante da atividades.

DATA DE APRESENTAÇÃO: (30.06.2010).

AVALIAÇÃO: Será avaliado a apresentação e a devida participação dos alunos; a pertinência e o domínio do assunto.

Relatório: O relatório será mais uma ferramenta de acompanhamento do professor, pois é necessário a entrega de material escrito. Nele deverá constar:

  • Nome dos alunos:
  • Tema proposto:
  • Descrição da apresentação: Isto é, deverá estar em papel o assunto abordado em sala (resumo). Máximo 20 linhas.
  • Participação dos alunos: Isto é, qual foi a colaboração de cada participante?
  • Bibliografia: Sites, livros, jornais, revistas, vídeos devem estar referenciados.
  • Assinatura de todos os alunos: Nome e assinatura dos alunos.

Apontamentos para uma boa apresentação:

Não existe preparação sem uma boa pesquisa. Os alunos devem pesquisar e ler os materiais. Devem ter mais de uma referência ou opinião. Não se constrói uma pesquisa em apenas alguns minutos.

Os alunos devem ter foco. Independente da abrangência do assunto, os alunos podem focar em determinada particularidade, garantindo o domínio da apresentação.

Não existe boa apresentação sem preparação. Treinar antes em casa ou no colégio permite aprimoramento e identificação de eventuais falhas.

Evite “ler” em excesso na apresentação. Você pode até utilizar algum papel para se orientar, mas ficar lendo texto na apresentação prejudica a avaliação.

Evite se basear apenas nas ferramentas de apresentação: A equipe deve ter opinião sobre o tema tratado e deve deixar bem explícito.

Quanto maior a participação de todos, melhor. Um aluno apresenta e os outros olham demonstra falta de equipe.

Conquiste seus colegas: A eventual participação dos alunos na apresentação com questionamentos, é um indicador de sucesso no objetivo.

Entrega no prazo: Por se tratar de uma apresentação, a equipe deve estar preparada para eventuais problemas como ausência de algum membro. Por isso as equipes devem ter um plano B, ou de contingência.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 30.06.2010 e 02.07.2010

ATENÇÃO: Nesta semana iniciamos a apostila 2 de Geografia, também poderemos começar as apresentações dos exercícios da frente 2. Os alunos interessados devem comunicar ao professor no início da aula.

clima1

Clima

  • Conceito de clima e Tempo;
  • Fatores climáticos (altitude, latitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, vegetação, relevo;
  • Elementos climáticos (temperatura, umidade, vento, precipitações)

Objetivo:

Compreender a dinâmica climática e seus fatores influenciadores no planeta.

Metodologia:

Aula expositiva. Havendo vaga no auditório, será utilizado apresentação em data show.

RETORNO DA SEMANA - QUARTA SEMANA DE JUNHO

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

Nesta semana foram apresentados os conceitos de epirogênese (movimento vertical da crosta terrestre) e orogênese (movimento horizontal da crosta terrestre). Ainda dentro do assunto dos agentes internos, foram discutidos as questões do vulcanismo, tanto terrestre quanto oceânico, e os abalos sísmicos (terremotos e maremotos).

Outro assunto que dominou a semana foi a questão da Olimpíada, onde foi decidido o mascote da turma, o Chuck, e o grito de guerra provisório. Alguns alunos levaram ofício para obtenção de patrocínio.

Nesta semana foi solicitado para os alunos um trabalho de pesquisa sobre os agentes internos. Eles deverão pesquisar três terremotos do ano de 2010, três maremotos e três vulcões ou eventos associados a eles (estes últimos de qualquer época). Cada um destes deverá ter informações de até cinco linhas. O trabalho deverá ser manuscrito podendo imprimir apenas a capa e eventuais anexos. Os alunos também levaram para casa atividades extraclasse da apostila nas páginas 72,73,74 e 75.

Alguns alunos deverão trazer um resumo da aula do dia 22 pois estavam em conversas paralelas.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Os assuntos da semana foram os agentes externos de modelação do revelo, com destaque para a erosão marinha e suas principais feições, como falésias, praias, restingas, golfos, baías, enseadas, cabos, deltas, ilhas e arquipélagos. a erosão eólica (do vento) também foi tratada no dia 23. Foram feitos os exercícios da página 78 e 79 da apostila.

Devido ao jogo da Seleção Brasileira, dia 25 sexta-feira, não teremos aula, pois aos alunos serão dispensados na hora do intervalo do lanche.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Em virtude do jogo da Seleção Brasileira, nesta sexta-feira, poucos alunos vieram ao colégio. Por isso, foi aplicado apenas os exercícios da página 26 sobre a classificação do relevo brasileiro.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

O tema da semana foi o Capitalismo e suas características principais como: propriedade privada, obtenção de lucro, trabalho assalariado, lei da oferta e procura, livre iniciativa.

Foram associadas ideias entre o capitalismo e o socialismo - aproveitamos até a Copa do Mundo, com os desmandos do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-II. Outro tema que chamou a atenção foi a questão do desemprego - "mecanismo perpétuo" do capitalismo - no que tange sobre a automação e os desafios exigidos pelo mercado de trabalho, onde se percebe que o trabalhador de hoje deve ser polivalente, aperfeiçoando suas competências permanentemente. Isto é, nunca estamos preparados o suficiente para o mercado de trabalho!

Foram aplicados e corrigidos os exercícios da página 3 e 5 da apostila. Contudo, o que se vem observando nos alunos é a falta de resolução das atividades e muitas conversas paralelas. Apenas seis alunos se dedicaram afinco nas questões, enquanto outros simplesmente "fingiam" estar trabalhando. Para estes a nota qualitativa (participação) já está comprometida, pois todos tiveram seus nomes listados. Esperamos um retorno melhor nas aulas que virão.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

No dia 23 os alunos do terceirão saíram em uma atividade de campo no sul da ilha, por isso não tivemos aula neste dia.

No dia 25 os alunos do terceirão foram ensaiar a quadrilha para a festa junina do colégio.

domingo, 20 de junho de 2010

As Correntes de Convecção

Abaixo, um vídeo sobre as correntes de convecção, que segundo os cientistas, permite a movimentação das placas tectônicas no planeta.
Lembrando, este vídeo é uma animação, que eventualmente, pode estar "exagerada" em seu conceito.

Vulcanismo no Oceano

As imagens a seguir apresentam o surgimento de um vulcão em pleno oceano no chamado Círculo de Fogo. Este processo se dá pelo extravasamento do magma no fundo do oceano, que, ao entrar em contato com água, rapidamente se esfria, criando uma camada, que será sobreposta por outra camada até atingir o espelho d'agua, surgindo uma nova ilha. Caso o processo se mantenha por um longo tempo, há possibilidade desta ilha existir permanentemente, por outro lado, se o fluxo de magma cessar em pouco tempo, a tendência desta ilha é desaparecer (afundar) no próprio oceano.
Um especial agradecimento à aluna Clara do sexto ano matutino que forneceu as fotos, oriundas da internet.

Presença de cinzas vulcânicas.


Os vulcões liberam uma grande quantidade de gases e vapor d'agua.



O vulcão visto de perto "emergindo" do oceano.





PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA – PERÍODO: 21.06.2010 ATÉ 25.06.2010

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – PERÍODO:  21 e 22.06.2010

placas

Forças Internas de modelação de relevo

  • Vulcanismo;
  • Abalos sísmicos;
  • Tectonismo;

Forças Externas de modelação de relevo

  • Erosão (águas, vento, intemperismo e seres vivos)

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos de modelaçao interna e externa do relevo que nos revelam as feições atuais.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – PERÍODO: 23 e 25.06.2010

ATENÇÃO: Trabalho de pesquisa com entrega até o dia 30.06.2010. Assunto:

  • Os terremotos do ano de 2010; (mínimo três)
  • Três vulcões em atividade no mundo (a sua escolha, ou eventos relacionados em qualquer época)
  • Três maremotos ocorridos no mundo em qualquer época (a sua escolha)
  • No caso dos assuntos acima, deverá existir um pequeno texto (no máximo cinco linhas) sobre cada um. Como exemplo: a destruição causada, número de mortes, os impactos ocorridos na cidade, região ou país, etc.

O trabalho poderá ser feito individualmente, em duplas ou trio; deverá ser manual, sendo permitido apenas a impressão da capa e de eventuais anexos.

eolica

Agentes Externos de Modelação do Relevo

  • Erosão Marinha;
  • Erosão Eólica;
  • Ação dos Seres Vivos;

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos externos de modelação do relevo (água marinha, vento e seres biológicos).

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 25.06.2010

ATENÇÃO:  Devido a conversas paralelas na semana anterior, alguns alunos ficaram devendo um resumo da aula para entrega nesta semana. Impreterivelmente este resumo deverá ser entregue.

image004

Solos

  • Origem;
  • Horizontes;
  • Classificação;
  • Cor;
  • Fertilidade

Objetivo:

Compreender os mecanismos de formação de solo, sua constituição e características.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios. Em virtude da finalização da apostila, serão a iniciados os testes gerais.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 23.06.2010

ATENÇÃO: A data das apresentações sobre os problemas urbanos será dia 30.06.2010 no auditório. Não esquecer do relatório que deve ser entregue.

piramide_do_capitalismo

Capitalismo

  • Complementação da aula anterior. (Fases do Capitalismo)
  • Socialismo;
  • Mundo Bipolar e a Guerra Fria;
  • Geopolítica;

Objetivo:

Conhecer a dinâmica do capitalismo e suas diversas fases. Entender o sistema socialista e o conflito gerado por dois sistemas econômicos num mundo dividido.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios.

TEMAS PARA ATIVIDADE SOBRE PROBLEMAS URBANOS E SOLUÇÕES PROPOSTAS.

(em negrito os temas, ao lado sugestões que não são necessariamente obrigatórias).

TRABALHO – informal, subemprego, desemprego.

POLUIÇÃO – hídrica, do ar, do solo, sonora e visual

MOBILIDADE – congestionamentos, transportes precários, estacionamentos.

METROPOLIZAÇÃO – o crescimento desenfreado das cidades, características, etc.

INFRAESTRUTURA – saneamento básico, fornecimento de água, saúde.

ENCHENTES – impermeabilização do solo, ocupação das margens dos rios.

MORADIA – ocupações irregulares, comunidades carentes, espaços excludentes.

VIOLÊNCIA – principais delitos, Geografia do crime: áreas violentas e cracolândias.

OBJETIVO: Os alunos deverão formar grupos de até 4 participantes para a produção de uma apresentação em sala sobre os temas propostos. O número de participantes em cada equipe será condicionado a utilização de todos os temas.

METODOLOGIA: Os alunos terão de 15 a 20 minutos para demonstrar suas pesquisas sobre o tema. Eles poderão utilizar mídias diversas (internet, power point, vídeos caseiros, reportagens, etc.) para expor seus resultados. Poderão basear suas pesquisas “in loco” ou buscar outras cidades como exemplo. Deverá ser entregue um relatório de 1 a 2 páginas como parte integrante da atividades.

DATA DE APRESENTAÇÃO: (30.06.2010).

AVALIAÇÃO: Será avaliado a apresentação e a devida participação dos alunos; a pertinência e o domínio do assunto.

Relatório: O relatório será mais uma ferramenta de acompanhamento do professor, pois é necessário a entrega de material escrito. Nele deverá constar:

  • Nome dos alunos:
  • Tema proposto:
  • Descrição da apresentação: Isto é, deverá estar em papel o assunto abordado em sala (resumo). Máximo 20 linhas.
  • Participação dos alunos: Isto é, qual foi a colaboração de cada participante?
  • Bibliografia: Sites, livros, jornais, revistas, vídeos devem estar referenciados.
  • Assinatura de todos os alunos: Nome e assinatura dos alunos.

Apontamentos para uma boa apresentação:

Não existe preparação sem uma boa pesquisa. Os alunos devem pesquisar e ler os materiais. Devem ter mais de uma referência ou opinião. Não se constrói uma pesquisa em apenas alguns minutos.

Os alunos devem ter foco. Independente da abrangência do assunto, os alunos podem focar em determinada particularidade, garantindo o domínio da apresentação.

Não existe boa apresentação sem preparação. Treinar antes em casa ou no colégio permite aprimoramento e identificação de eventuais falhas.

Evite “ler” em excesso na apresentação. Você pode até utilizar algum papel para se orientar, mas ficar lendo texto na apresentação prejudica a avaliação.

Evite se basear apenas nas ferramentas de apresentação: A equipe deve ter opinião sobre o tema tratado e deve deixar bem explícito.

Quanto maior a participação de todos, melhor. Um aluno apresenta e os outros olham demonstra falta de equipe.

Conquiste seus colegas: A eventual participação dos alunos na apresentação com questionamentos, é um indicador de sucesso no objetivo.

Entrega no prazo: Por se tratar de uma apresentação, a equipe deve estar preparada para eventuais problemas como ausência de algum membro. Por isso as equipes devem ter um plano B, ou de contingência.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 23 e 25.06.2010

ATENÇÃO: Nesta semana iniciamos a apostila 2 de Geografia, também iniciaremos as apresentações dos exercícios da frente 2. Os alunos interessados devem comunicar ao professor no início da aula.

clima1

Clima

  • Conceito de clima e Tempo;
  • Fatores climáticos (altitude, latitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, vegetação, relevo;
  • Elementos climáticos (temperatura, umidade, vento, precipitações)

Objetivo:

Compreender a dinâmica climática e seus fatores influenciadores no planeta.

Metodologia:

Aula expositiva. Havendo vaga no auditório, será utilizado apresentação em data show.