sábado, 10 de julho de 2010

ATIVIDADE PARQUE NACIONAL DE YOSEMITE – PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – ENTREGA: 10.07.2010 ATÉ 05.08.2010

ATENÇÃO:

ALUNO DO PRIMEIRO ANO, LEIA COM MUITA ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO PARA QUE NÃO EXISTA DÚVIDAS OU RECLAMAÇÕES POSTERIORES. CASO HAJA ALGUMA INDAGAÇÃO ENVIE UM E-MAIL, DE PREFERÊNCIA ANTES DO ÚLTIMO DIA DE ENTREGA.

Esta atividade estará “blogada” até o término do período de vigência do trabalho. Boas Férias!

ATIVIDADE:

Individual ou em duplas. Entrega: 10.07 até o dia 05.08.2010.

Baseado em um texto sobre o Parque Nacional de Yosemite o aluno deverá responder oito questões sobre o assunto, criar um glossário com vinte palavras extraídas do texto e por último, inserir imagens que corroborem com o mesmo (texto), tornando-o mais dinâmico.

O Parque Nacional de Yosemite localiza-se no estado americano da Califórnia englobando a  Serra Nevada, uma cordilheira montanhosa que faz parte do sistema de dobramentos do oeste da América do Norte.

O tema da atividade em questão será o Vale de Yosemite, onde flui o Rio Merced, que será o palco das descrições geológicas de aproximadamente 500 milhões de anos.

OBJETIVO:

Contribuir para aulas sobre litosfera e evolução geológica do planeta Terra, enriquecendo os assuntos sobre movimento de placas, mudanças climáticas e processos erosivos, através de um “estudo de caso”.

A resolução das questões, a criação do glossário e a inserção de imagens dentro do texto, exigem do aluno uma leitura acurada e a necessidade de trabalhar os conceitos apresentados em sala.

Para dinamizar o trabalho toda a produção será em formato digital, pois diminui o custo de impressão de imagens coloridas, permite que o aluno possa formatar partes do texto para que a apresentação seja do “seu jeito”, claro dentro de certas normas técnicas.

O prazo de entrega é considerado longo em virtude das olimpíadas e das férias logo a seguir. Os alunos enviarão seu trabalho por e-mail a partir da data de publicação no blog, poderão também tirar dúvidas pela mesma ferramenta se assim fizer necessário. Por isso não será tolerado atrasos ou desculpas sobre a entrega em nenhuma hipótese.

METODOLOGIA:

Dentro do blog do professor o aluno deverá clicar no arquivo Yosemite que localiza-se na parte direita superior, embaixo do “logo” Geografia.

Ao clicar o aluno será direcionado para uma página do site megauploads onde está hospedado o arquivo. O aluno deve digitar a sequência alfanumérica solicitada e aguardar uma nova página. Nesta nova página o aluno encontrará um botão “premium” e abaixo um botão “grátis” – ele demora um pouco para aparecer. Clicar no grátis e aguardar o arquivo ser “baixado” no seu computador.

Ao abrir o arquivo o aluno irá se deparar com um texto, um questionário e algumas solicitações para a atividade.

O aluno deverá responder as oito questões solicitadas – todas são respondidas a partir do texto –; criar um glossário (dicionário) de palavras tiradas do texto (vinte ao todo) e buscar imagens na internet para introduzi-las no mesmo texto. Desculpe o excesso de “texto” mas pela experiência no assuto devemos ser bem didáticos.

As imagens formarão duas partes: Uma será a introdução de imagens atuais sobre o Parque, o rio e outros elementos que se fizerem necessários (mínimo quatro). A outra parte será a introdução de imagens relacionadas a processos geológicos, climáticos e erosivos (mínimo seis). Os alunos poderão buscar desenhos, esquemas ou modelos que possam representar o que está escrito no texto.

As imagens deverão acompanhar a descrição textual, isto é, na medida que vai aparecendo o tema para a sua imagem você vai colocando-a, podendo ser logo abaixo, no lado ou qualquer outra formatação prevista pelo aluno.

ATENÇÃO:

NÃO SERÃO ACEITAS IMAGENS COMO ANEXOS NO FINAL DO TEXTO. ELAS DEVEM ESTAR JUNTO DAS CITAÇÕES EM  QUESTÃO, PARA QUE UM LEITOR LEIGO POSSA ACOMPANHAR A LEITURA COM A IMAGEM.

JUNTO COM AS IMAGENS INSERIDAS DEVE CONSTAR UMA PALAVRA, FRASE OU TEXTO EXPLICATIVO – TIPO LEGENDA DE IMAGEM – COM LETRA EM TAMANHO MENOR.

NÃO HÁ NECESSIDADE DE MUITAS IMAGENS. O MÍNIMO EXIGIDO SERÁ A PARTIR DE 10 (4 para atuais e 6 para os processos geológicos, climáticos e erosivos) AO TODO.

Com o trabalho produzido o aluno deverá enviar por e-mail (edsongeo2010@uol.com.br) até o dia vigente da entrega.

AVALIAÇÃO

Os critérios avaliativos serão: a resolução correta das questões (4 pontos); a criação do glossário (2 pontos) e a inserção de imagens ilustrativas sobre o assunto (4 pontos). Um design diferente no trabalho também poderá computar um (1) ponto extra.

OLIMPÍADAS DO CEB - SEXTO ANO VESPERTINO – INGLATERRA

ENGLAND! ENGLAND!

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ATENÇÃO: SEXTO ANO VESPERTINO PARA O PERÍODO E O HORÁRIO DAS DISPUTAS ESPORTIVAS:

SEGUNDA-FEIRA DIA 12.07.2010

  • 07:30 – Basquete trio feminino;
  • 08:00 – Xadrez feminino;
  • 08:20 – Basquete trio masculino;
  • 09:00 – Xadrez masculino;
  • 10:20 – Futebol de areia masculino;
  • 10:40 – SOLETRANDO;
  • 13:30 – Basquete feminino;
  • 14:30 – Basquete masculino;
  • 14:35 – Futebol de areia feminino
  • 16:00 – Dominó;
  • 17:00 – DESEMBARALHANDO AS LETRAS;

TERÇA-FEIRA DIA 13.07.2010

  • 10:20 – Vôlei masculino;
  • 11:00 – Dominó;
  • 14:35 – Vôlei feminino;
  • 17:00 – GAROTO E GAROTA CEB;

QUARTA-FEIRA DIA 14.07.2010

  • 09:00 – UNO;
  • 10:40 – QUAL É A MÚSICA?
  • 13:55 – Handebol feminino;
  • 15:00 – UNO;
  • 16:20 – Handebol masculino;

QUINTA-FEIRA DIA 15.07.2010

  • 10:40 – Futsal masculino;
  • 11:00 – Futsal feminino.

SEXTA-FEIRA DIA 16.07.2010

  • DANÇA REFERENTE AO PAÍS;
  • QUIZ CULTURAL;
  • PROVA DO REGENTE;

ATENÇÃO: CASO NOSSA EQUIPE CLASSIFIQUE NAS DISPUTAS TEREMOS OUTROS HORÁRIOS. NÃO DEIXEM DE COMPARECER, MESMO NÃO ESTANDO NAS DISPUTAS DO DIA, VOCÊS PODEM TORCER! VALEU! FUI!!!!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

RETORNO DA SEMANA - SEGUNDA SEMANA DE JULHO

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

Aplicação e correção dos exercícios das páginas 74 e 75.

Dedicamos a terça-feira para montar as equipes esportivas para as Olimpíadas.

Ficou definido para o dia 03.08.2010 a prova sobre o assunto. Ela abrangerá da página 52 a 75, além do caderno.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Foi encerrada a primeira parte da apostila 2 de Geografia, com a correção dos exercícios 80,81,82 e 83. Dez alunos não fizeram os exercícios em casa e tiveram seus nomes anotados na agenda do professor.

Foram discutidos as formas de relevo (planaltos, planícies, montanhas e depressões) e a questão da altura e altitude, além da constatação que o relevo predominante na região metropolitana de Florianópolis são as planícies com presenças de morros de baixa altitude.

Na sexta-feira devido ao término da primeira parte da apostila os alunos ficaram livres para outras atividades ou para questionamentos sobre a matéria, pois teremos prova no dia 04.08.2010 que vai da página 52 até 84, além do caderno.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Foi apresentado o tema solos com sua evolução em horizontes (O,A,B,C e R), classificação (zonal, intrazonal e azonal), origem (eluvial e aluvial), cor (escuros avermelhados, amarelados e claros) e fertilidade (Tchernozion, Loess, Massapê e Terra roxa). Procurou-se enfatizar que os solos tropicais, salvo exceções, pouca fertilidade devida a alta umidade e calor que acelera o processo de decomposição dos elementos orgânicos não permitindo um tempo melhor de penetração no solo. Diferente de solos temperados que apresentam um tempo de maior de decomposição de materiais orgânicos devido ao frio e eventualmente pouco úmidas.

A apostila foi encerrada nesta aula, aguardamos a chegada da próxima para depois das férias. Como os alunos tinham duas provas para este dia foi reservado um tempo para que "alguns" estudassem.

Foi apresentado o trabalho digital que os alunos deverão produzir durante as férias com entrega no dia 05.08.2010. Nas postagens do blog esta atividade estará presente até a entrega da mesma.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Na quarta-feira foi encerrada as apresentações dos problemas urbanos com as equipes de temas violência, infraestrutura, trabalho, poluição e mobilidade. Por ser o segundo dia de apresentação, confesso que esperava mais em relação ao primeiro dia, que aliás foi muito bom, todavia as equipes fizeram extensas leituras de power-point comprometendo as apresentações, mesmo tendo uma semana a mais, o que foi percebido é a comodidade de leitura em uma tela. Independente do nervosismo dos alunos em relação a ficar em frente do auditório perante seus colegas de muitos anos, parece que a busca pelo mais fácil se faz presente, infelizmente uma pena. Outro detalhe percebido é que os alunos deixam tudo pra última hora, pois nem sequer testam as apresentações em vídeos antes de iniciar atividade. O mais agravante é que no blog foi postada a atividade como um todo e diversas dicas para evitar alguns desses problemas, pois teve alunos que não sabiam que tinha que entregar um relatório. Realmente preocupante.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Foi finalizada as características climáticas: relevo, correntes marítimas e vegetação com elementos influenciadores do clima regional.

Foi solicitado um trabalho de pesquisa sobre fenômenos climáticos com os temas: efeito estufa, camada de ozônio, El Nino, La Nina, ilhas de calor, chuva ácida, desertificação e inversão térmica. Os alunos estão livres para escolher o tema, ou mesmo para fazerem mais de um tema se assim desejarem. A entrega ficou para o dia 04.08.2010.

domingo, 4 de julho de 2010

OLIMPÍADAS DO CEB - ABERTURA

ENGLAND! ENGLAND!

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Neste sábado (03.07.2010) começou as Olimpiadas do CEB com abertura oficial e apresentação das equipes.

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Nossa equipe do sexto ano vespertino representando a Inglaterra mostrou garra e atitude para que pudessemos fazer um grande desfile.

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Um grande agradecimento para todos os alunos que se espenharam na confecção das bandeiras, do carro alegórico, da faixa, da coreografia etc., e principalmente na presença no dia do desfile.

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Um especial agradecimento aos pais que colaboraram nesta empreitada.  

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Agora vamos firmes para as competições. Valeu!

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA ---- PERÍODO: 05/07/2010 ATÉ 09/07/2010

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – PERÍODO:  05 E 06.07.2010

ATENÇÃO: Trabalho de pesquisa com entrega até o dia 06.07.2010. Assunto:

  • Os terremotos do ano de 2010; (mínimo três)
  • Três vulcões em atividade no mundo (a sua escolha, ou eventos relacionados em qualquer época)
  • Três maremotos ocorridos no mundo em qualquer época (a sua escolha)
  • No caso dos assuntos acima, deverá existir um pequeno texto (no máximo cinco linhas) sobre cada um. Como exemplo: a destruição causada, número de mortes, os impactos ocorridos na cidade, região ou país, etc.

O trabalho poderá ser feito individualmente, em duplas ou trio; deverá ser manual, sendo permitido apenas a impressão da capa e de eventuais anexos.

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Forças Externas de modelação de relevo

  • Erosão (águas, vento, intemperismo e seres vivos)

Objetivo:

Reconhecer os mecanismos de modelaçao externa do relevo que nos revelam as feições atuais.

Metodologia:

Aula expositiva com aplicação de exercícios.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – PERÍODO: 07 E 09.07.2010

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Formas da Superfície Terrestre

  • Montanhas, planaltos, planícies e depressões.
  • Finalização e revisão.

Objetivo:

Conhecer as feições da superfície terrestre. Revisao todo o assunto para prova futura.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 09.07.2010

ATENÇÃO:  Alguns alunos ainda estão devendo um resumo da aula para entrega nesta semana.

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Solos

  • Origem;
  • Horizontes;
  • Classificação;
  • Cor;
  • Fertilidade

Objetivo:

Compreender os mecanismos de formação de solo, sua constituição e características.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios. Em virtude da finalização da apostila, serão a iniciados os testes gerais.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 07.07.2010

ATENÇÃO: As apresentações sobre os problemas urbanos será nesta semana no auditório. Não esquecer do relatório que deve ser entregue.

Caso haja problemas nas apresentações, fica definido o planejamento abaixo:

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Mundo Bipolar

  • Socialismo
  • Origens da Guerra Fria
  • Descolonização

Objetivo:

Conhecer a dinâmica do socialismo, o cenário  geopolítico que precipitou a Guerra Fria e a disputa pelo controle ideológico do mundo descolonizado.

Metodologia:

Aula expositiva e aplicação de exercícios.

TEMAS PARA ATIVIDADE SOBRE PROBLEMAS URBANOS E SOLUÇÕES PROPOSTAS.

(em negrito os temas, ao lado sugestões que não são necessariamente obrigatórias).

TRABALHO – informal, subemprego, desemprego.

POLUIÇÃO – hídrica, do ar, do solo, sonora e visual

MOBILIDADE – congestionamentos, transportes precários, estacionamentos.

METROPOLIZAÇÃO – o crescimento desenfreado das cidades, características, etc.

INFRAESTRUTURA – saneamento básico, fornecimento de água, saúde.

ENCHENTES – impermeabilização do solo, ocupação das margens dos rios.

MORADIA – ocupações irregulares, comunidades carentes, espaços excludentes.

VIOLÊNCIA – principais delitos, Geografia do crime: áreas violentas e cracolândias.

OBJETIVO: Os alunos deverão formar grupos de até 4 participantes para a produção de uma apresentação em sala sobre os temas propostos. O número de participantes em cada equipe será condicionado a utilização de todos os temas.

METODOLOGIA: Os alunos terão de 15 a 20 minutos para demonstrar suas pesquisas sobre o tema. Eles poderão utilizar mídias diversas (internet, power point, vídeos caseiros, reportagens, etc.) para expor seus resultados. Poderão basear suas pesquisas “in loco” ou buscar outras cidades como exemplo. Deverá ser entregue um relatório de 1 a 2 páginas como parte integrante da atividades.

DATA DE APRESENTAÇÃO: (30.06.2010).

AVALIAÇÃO: Será avaliado a apresentação e a devida participação dos alunos; a pertinência e o domínio do assunto.

Relatório: O relatório será mais uma ferramenta de acompanhamento do professor, pois é necessário a entrega de material escrito. Nele deverá constar:

  • Nome dos alunos:
  • Tema proposto:
  • Descrição da apresentação: Isto é, deverá estar em papel o assunto abordado em sala (resumo). Máximo 20 linhas.
  • Participação dos alunos: Isto é, qual foi a colaboração de cada participante?
  • Bibliografia: Sites, livros, jornais, revistas, vídeos devem estar referenciados.
  • Assinatura de todos os alunos: Nome e assinatura dos alunos.

Apontamentos para uma boa apresentação:

Não existe preparação sem uma boa pesquisa. Os alunos devem pesquisar e ler os materiais. Devem ter mais de uma referência ou opinião. Não se constrói uma pesquisa em apenas alguns minutos.

Os alunos devem ter foco. Independente da abrangência do assunto, os alunos podem focar em determinada particularidade, garantindo o domínio da apresentação.

Não existe boa apresentação sem preparação. Treinar antes em casa ou no colégio permite aprimoramento e identificação de eventuais falhas.

Evite “ler” em excesso na apresentação. Você pode até utilizar algum papel para se orientar, mas ficar lendo texto na apresentação prejudica a avaliação.

Evite se basear apenas nas ferramentas de apresentação: A equipe deve ter opinião sobre o tema tratado e deve deixar bem explícito.

Quanto maior a participação de todos, melhor. Um aluno apresenta e os outros olham demonstra falta de equipe.

Conquiste seus colegas: A eventual participação dos alunos na apresentação com questionamentos, é um indicador de sucesso no objetivo.

Entrega no prazo: Por se tratar de uma apresentação, a equipe deve estar preparada para eventuais problemas como ausência de algum membro. Por isso as equipes devem ter um plano B, ou de contingência.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO PERÍODO: 07.07.2010 e 09.07.2010

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Clima

  • Fatores climáticos (correntes marítimas, vegetação, relevo);
  • Elementos climáticos (temperatura, umidade, vento, precipitações)

Objetivo:

Compreender a dinâmica climática e seus fatores influenciadores no planeta.

Metodologia:

Aula expositiva. Havendo vaga no auditório, será utilizado apresentação em data show.

RETORNO DA SEMANA - ULTIMOS DIAS DE JUNHO

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

Nesta semana, em virtude do desfile das Olimpíadas do CEB, dedicamos um tempo maior para os preparativos, pois havia algumas pendências em relação ao grito de guerra, ao nome do mascote, nossa faixa de apresentação, em suma, praticamente tudo. Montamos uma equipe de trabalho que se reuniu na sexta-feira para as finalizações, aproveitando a liberação de alguns professores.

Houve a resolução dos exercícios das páginas 72 e 73 ficando pendentes as páginas 74 e 75.

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

Finalização do tema agentes externos - a atuação do homem no meio - onde os alunos puderam comprovar que o ser humano é um agente importante na modelação do relevo, quando constrói barragens, túneis, pratica atividades agrícolas e extrai riquezas minerais, entre outros.

Houve a resolução dos exercícios das páginas 81, 82 e 83. Foi solicitada como atividade extra-classe a resolução dos exercícios da página 80 e 82 (numero 3).

Na sexta-feira não houve aula com a turma devido a liberação para o jogo da Seleção Brasileira.

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Em virtude do jogo da Seleção "desequilibrada" Brasileira, não houve aula na sexta-feira de manhã, dia de nosso encontro.

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Nesta semana houve as apresentações dos problemas urbanos, com os temas: poluição, enchentes, trabalho, metropolização. Em virtude de alguns problemas técnicos apresentados por algumas equipes, a continuação da atividade ficou para a próxima quarta-feira, dia 07/07/2010.

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO

Iniciamos a apostila 2 com o tema clima, onde foram apresentados as diferenças entre tempo (ação momentânea dos fenômenos atmosféricos) e clima (sustentabilidade de fenômenos atmosféricos repetitivos que caracterizam determinada região). Foi discutida a ação antrópica como influenciador da mudança climática. A despeito da atuação do homem como agente modificador da natureza, deve haver reservas em relação a sua influência na mudança climática, pois a modificação do clima no planeta exige diversos fatores atuando juntos e não somente o efeito estufa.

Foi apresentado os fatores climáticos como a latitude (a medida que saímos da região equatorial e nos dirigimos para um dos polos, temos uma inclinação dos raios solares que incidem em uma temperatura mais fria); a altitude (para cada 100 metros de altitude temos a diminuição de 0,6 graus de temperatura, isso se deve a maior concentração de gases pesados na superfície, além da atuação dos raios solares em que parte deles aquecem a Terra e outra parte acaba sendo refletida para a atmosfera tendo maior intensidade na superfície); a atuação das massas de ar (porções da atmosfera com propriedades em comum que se deslocam influenciando o clima no planeta, em especial atenção foi discutida a presença de massas de ar frias que atuam com maior frequência no inverno, estação que estamos atualmente); por último, continentalidade e maritimidade (sabemos que a rocha, leia-se continentes, tem um calor específico em relação aos oceanos, pois esquenta e esfria rapidamente, enquanto os oceanos apresentam um tempo mais lento para o aquecimento e esfriamento, isto influenciará no clima de regiões costeiras e do interior dos continentes.

Na sexta-feira não houve aula em virtude do jogo da Seleção Brasileira.