sábado, 18 de setembro de 2010

::PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA::…..…..PERÍODO: 20/09/2010 a 24/09/2010…..…..

 

 SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

 PERÍODO: 20/09/2010 e 24/09/2010

ATENÇÃO: Alunos não esqueçam da atividade da página 117.

Lembro que quatro alunos ainda estão devendo a atividade de cartaz sobre a hidrosfera (terá desconto de três pontos).

A atividade postada no final ainda será explicada pelo professor, por isso aguardem!

ATMOSFERA: Páginas 118 até 122. 

  1. Observação do tempo atmosférico (atividade de uma semana);
  2. Fenômenos atmosféricos;
  3. Temperatura do ar;
  4. Máxima, mínima, média e amplitude térmica;
  5. Importância das previsões meteorológicas;

OBJETIVO:

  • Entender o conceito de tempo atmosférico;
  • Conhecer as medições de temperatura atmosférica;
  • Compreender a relevância das previsões atmosféricas para a sociedade;

METODOLOGIA:

Aula expositiva-dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será da participação dos alunos em uma atividade de observação do tempo atmosférico, disposto neste blog e na página 118.

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SEGUE ABAIXO UM MODELO–PADRÃO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE

 

Condiçóes do Ceu Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo
Ensolarado              
Sol e Nuvens              
Nublado              
Chuvisco              
Chuva Forte              
Temporal com Granizo              
Temperatura Mínima              
Temperatura Máxima              
Amplitude Térmica              
Média Semanal              

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO

PERÍODO: 21/09/2010 e 24/09/2010

ATENÇÃO: Alunos não esqueçam da atividade da página 117.

Lembro que quatro alunos ainda estão devendo a atividade de cartaz sobre a hidrosfera (terá desconto de três pontos).

A atividade postada no final ainda será explicada pelo professor, por isso aguardem!

ATMOSFERA: Páginas 118 até 122. 

  1. Observação do tempo atmosférico (atividade de uma semana);
  2. Fenômenos atmosféricos;
  3. Temperatura do ar;
  4. Máxima, mínima, média e amplitude térmica;
  5. Importância das previsões meteorológicas;

OBJETIVO:

  • Entender o conceito de tempo atmosférico;
  • Conhecer as medições de temperatura atmosférica;
  • Compreender a relevância das previsões atmosféricas para a sociedade;

METODOLOGIA:

Aula expositiva-dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será da participação dos alunos em uma atividade de observação do tempo atmosférico, disposto neste blog e na página 118.

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SEGUE ABAIXO UM MODELO–PADRÃO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE

 

Condiçóes do Ceu Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo
Ensolarado              
Sol e Nuvens              
Nublado              
Chuvisco              
Chuva Forte              
Temporal com Granizo              
Temperatura Mínima              
Temperatura Máxima              
Amplitude Térmica              
Média Semanal      

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 20/09/2010 e 24/09/2010

ATENÇÃO: Segunda-feira é o prazo máximo de entrega das seis questões sobre a Distribução Política da Água. Segue no final a última postagem desta atividade.

HIDROSFERA: Página 9 a 12 

  1. Continuação da correção dos exercícios da página 9;
  2. Águas Continentais;
  3. Águas Subterrâneas;

OBJETIVO:

  • Conhecer as águas continentais;
  • Perceber a importância das águas subterrâneas;
  • Entender a dinâmica do Aquífero Guarani;

METODOLOGIA:

Aula expositiva-dialogada

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 24/09/2010

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira deve ser entregue os exercícios da apostila EUA/Japão. Lembro esta será a primeira nota do trimestre. Por favor não esqueçam!

Segue no final da postagem do segundo ano, atividade que deve ser entregue sexta-feira.

ENERGIA: Página 2 até 8

  1. Consumo, Energia e Desenvolvimento;
  2. Fontes de Energia;
  3. Fontes de Energia Não-Renováveis;
  4. Carvão Mineral;
  5. Petróleo;
  6. Gás Natural;
  7. Xisto Betuminoso;
  8. Energia Nuclear;

OBJETIVO:

  • Associar a energia ao desenvolvimento;
  • Conhecer as fontes de energia;
  • Compreender o processo de utilização das energias não-renováveis e os impactos na utilização de combustíveis fósseis e radioativos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva-dialogada com apresentação de data-show e aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 20/09/2010

ATENÇÃO: Nesta semana chegamos ao final da frente 1 da apostila 2 com o tema urbanização. Aproveitaremos para irmos ao tema urbanização brasileira, para evitar o que vem ocorrendo, uma repetição de assuntos, pois o Brasil, invariavelmente, sempre está em  nossas conversas. Na próxima aula após as apresentações retomaremos os assuntos pendentes.

URBANIZAÇÃO MUNDO E BRASIL: Páginas 60,61,62 e 76,77,78 e 79 

  1. Das Cavernas ás Megalópoles;
  2. Processo de Urbanização;
  3. Estruturas Urbanas e Distribuição no Espaço;
  4. Infra-Estrutura;
  5. Conceitos de Metrópole, Megalópole, Cidade Global e Megacidade;
  6. Rede Urbana Brasileira;
  7. Hierarquia Urbana Brasileira;
  8. Regiões Metropolitanas Brasileiras;

OBJETIVO:

  • Conhecer os mecanismos internos das cidades, suas origens, caracteristicas, estruturas;
  • Entender os conceitos primordiais da urbanização;
  • Analisar o processo de urbanização brasileira;

METODOLOGIA:

Aula expositiva-dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

:RETORNO DA SEXTA-FEIRA – DIA: 17/09/2010:

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA – PAGS. 114, 115 e 117

ATENÇÃO: Quatro alunos ficaram devendo o trabalho de cartaz sobre a hidrosfera, sendo que três deles terão o desconto de três pontos. Na página 117 existe uma pequena atividade para ser feita, não esquecer.

Neste dia fizemos a correção dos exercícios sobre atmosfera (conceito, camadas, composição e importância para os seres vivos); a camada de ozônio também se fez presente. (conceito, importância, formação do buraco devido a produtos químicos e prevenção).

Hoje também foi a entrega dos cartazes sobre a hidrosfera, a atividade corrigida será devolvida na semana que vem.

Também iniciamos o tema: Clima ou Tempo? Foi enfatizado para os alunos que apesar destas duas palavras serem utilizadas usualmente como sinônimos, elas tem significados diferentes.

 

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O tempo se refere as atividades atmosféricas momentâneas, do dia-a-dia, isto é, hoje está ensolarado, amanhã vai chover, etc. Já o clima representa uma sucessão, regularidade ou variação atmosférica durante um longo período. Quando dizemos que vai mudar o clima, estamos interpretando errado, pois a mudança climática não ocorre localmente, ela é um sistema interligado a todo planeta.

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL VESPERTINO – APOSTILA ATMOSFERA – PAGS. 113 até 117

ATENÇÃO: Quatro alunos ficaram devendo o trabalho de cartaz sobre a hidrosfera, sendo que três deles de um mesmo grupo. Na página 117 existe uma pequena atividade para ser feita, não esquecer.

Retornando a terça-feira, foi tirado um momento para ser discutido com os alunos sobre a Feira das Nações nos dias 29 (preparação da sala) e 30 (visita dos pais e convidados). Como nosso país representante é a Inglaterra, surgiram algumas idéias interessantes. Esperamos contar com a ajuda de pais e patrocinadores para que possamos efetivar esta feira o melhor possivel.

Nesta sexta-feira os alunos tiveram a oportunidade de entender o funcionamento da camada de ozônio, uma camada que está localizada na estratosfera que auxilia na absorção dos raios ultra-violeta (UV). Os alunos compreenderam o perigo que alguns produtos químicos, em especial o clorofluorcarbono (CFC, antigamente presente em aerossóis e mecanismos de refrigeração), representam para esta camada.

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No caso do CFC há uma interação dos elementos químicos com o ozônio, “desmanchando” a estrutura desta camada.

Foi aplicado os exercícios já blogados no sexto matutino, logo acima, o mesmo para a questão sobre o tema tempo e clima, também já descrito anteriormente.

 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA – PAGS 4 e 9

ATENÇÃO: segunda-feira é o prazo final para a entrega das seis questões sobre o texto: Distribuição Política da Água.

Foi aplicado os exercícios das páginas 4 e 9 referentes ao tema águas oceânicas. Nas questões foram verficados a questão do ciclo da água, a importância dos oceanos e rios.  Outras questões presentes foram a salinidade, os mares, a utilização da água como elemento estratégico – principalmente em uma guerra. Ficaram pendendes os exercícios: 3c., 4 e 5.

Os alunos, para variar, não se empenharam na resolução das questões, infelizmente.

 

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA ENERGIA NO MUNDO E BRASIL – PAG. 2

ATENÇÃO: Não esquecer a entrega dos exercícios da apostila Estados Unidos e Japão. Segue no final a lista de exercícios.

Foi iniciada a apostila Energia com a participação dos alunos em mostrarem os seus conhecimentos prévios sobre os diversas fontes de energia.

Entre as energias lembradas pelos alunos estão: eólica, petróleo, carvão, biomassa (etanol e biodiesel), hidreletricidade, gás natural. O professor aproveitou para complementar com as energias radioativas (fissão e fusão nucleares), marés, geotérmica e solar. Não podemos esquecer das mais primárias das energias: animal e humana.

Para cada tipo de energia temos prós e contras: Petróleo, carvão (poluentes e não-renováveis),  solar (vantagens para países localizados próximos do equador ), eólica (países que tenham  ventos regulares). geotérmica (países com tectonismo, vulcanismo), nucleares (problemas dos rejeitos radioativos), hidreletricidade (limpa, porém formação de lago, afetando populações ribeirinhas), marés (fluxos constantes), biomassa (vantagens para paises com intensa ação solar).

Foi comentado sobre a importância energética, principalmente para países que dependem de importação pois não possuem todas as potencialidades energéticas em seu território. Sobre o Brasil relatou-se o caso da ameaça do “apagão” que incentivou mudanças de hábito/consumo como a troca de lâmpadas de filamento por fluorescentes. A China também entrou em pauta devido ao intenso uso de carvão, muito poluente e a construção de maior hidrelétrica do mundo – Três Gargantas.

Foi citada a questão da Hidrelétrica Tucuruí que foi construída nos anos 70 sem um devido planejamento ambiental, gerando emissões de dióxido de carbono pelo apodrecimento das árvores inundadas pelo lago artificial e os restos vegetais que podem afetar as turbinas.

 

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quinta-feira, 16 de setembro de 2010

COMPLEMENTO AULAS ATMOSFERA – 6º ANO

 

Buraco da camada de ozônio se manteve estável nos últimos 10 anos

Folha.com – 16/09/2010 - Resumo

A camada de ozônio, o escudo que protege a vida na Terra dos níveis nocivos de radiação ultravioleta, manteve-se estável na última década.

A aplicação do Protocolo de Montreal "impediu um esgotamento maior da camada de ozônio", e ao mesmo tempo "apresentou valiosos benefícios secundários ao mitigar a mudança climática".

O protocolo, que regula o uso do CFC (clorofluorcarboneto), foi aprovado em 1987 por cerca de 200 países.

Os analistas preveem que, exceto nas regiões polares, a camada de ozônio se recupere antes de meados deste século, alcançando os níveis registrados antes de 1980.

Na Antártida, porém, onde o buraco na camada de ozônio é grande, a recuperação será mais demorada e deve ocorrer somente no fim do século 21.

"Na última década, o ozônio em nível global e nas regiões do Ártico e da Antártida não estão mais diminuindo, mas também não estão aumentando", salienta o estudo.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

::RETORNO DA SEGUNDA-FEIRA: 13/09/2010::

 

          SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA ATMOSFERA         PAGS. 112 a 115

Nesta segunda-feira os temas tratados foram o conceito de Atmosfera – uma camada de gases que circunda o nosso planeta, sua composiçao química básica (nitrogênio, oxigênio, vapor d´água, dióxido de carbono, etc.). A atmosfera não é homgênea, possuindo diversas propriedades entre si, na qual pode ser delimitada basicamente em cinco camadas: Troposfera (onde ocorrem os fenômenos climáticos, como chuvas, neve, granizo, etc.); Estratosfera (onde se concentra a camada de ozônio,e local onde os grandes jatos “escapam” da turbulência); Mesosfera (camada “quente”); Ionosfera ou Termosfera (reflexora das ondas de rádio) e a Exosfera (onde se localizam os satélites e sondas espaciais).

Foi explicado para os alunos sobre a importância da camada de ozônio para os seres vivos, pois absorve os raios ultravioleta (UV). Esta camada vem sofrendo uma destruição acelerada devido a utilização de clorofluorcarbono (CFC) e bromo, utilizados em aerosóis, motores de refrigeração, solventes, espumas isolantes, produtos microeletrônicos (CFC); e extintores (bromo). Estes materiais flutuam para a estratosfera alterando e destruindo a composição do ozônio.Camadas atmosfericas

Os alunos iniciaram em sala os exercícios das páginas 114 e 115. Quem não terminou deve considerar como deveres para ser corrigido na sexta-feira.

CAMADAS DA ATMOSFERA

Não esquecer que sexta-feira é o dia da entrega do trabalho de cartaz sobre a hidrosfera. No planejamento desta semana (logo a baixo) tem os dados necessários para os alunos.

 

 

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2, FRENTE 1, ÁGUA, PÁGINAS 56 a 59

Com apresentação de data show, retornamos os assuntos gerais da hidrosfera, tanto as águas oceânicas (oceanos, mares, marés, ondas, correntes marítimas e poluição). A questão mais discutida nesta primeira parte foi o Mar de Aral (apesar do nome trata-se de um lago salgado) que se localiza numa área semi-árida com pouca chuva durante o ano e com recepcionamento de água através de dois rios Amu Dária e Sir Dária. O desvio de água para a irrigação de plantações de algodão na antiga União Soviética condenaram o Mar de Aral a uma redução de seu espelho de água, ocasionando salinização (devido a evaporação), desertificação (redução da área do mar) e a dispersão de produtos químicos, pelo vento, que se concentravam no mar agora “seco” em várias partes. images (2)

 

 REDUÇÃO DO MAR DE ARAL         ENTRE OS ANOS DE 1989 ATÉ 2003

 

Nas águas continentais discutiu-se a questão da águas subterrâneas como as melhores fontes de consumo (lençois e aquíferos), mas que sofrem um acelerado processo de extração e de poluição, como no caso da Cidade do México e de Gujanat. Outros temas foram os rios, bacias hidrográficas brasileiras.

Ficou acordado sobre o trabalho de apresentação de textos. Os alunos formaram os grupos e breve receberão o material. A data de apresentação no auditório será 27/09/2010 – segunda-feira.

                     PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA HIDROSFERA PÁGS. 6, 7 e 8

Dentro dos movimentos oceânicos foi apresentado as marés que são o avanço e recuo do mar no litoral devido à força gravitacional (lua e sol), as correntes marítmas que são “rios” dentro dos oceanos, movimentadas pelos ventos, rotação, subsolo submarino e congelamento da água no polo norte. Outro tema apresentado foi a questão da poluição oceânica como a maré vermelha que é a proliferação descontrolada de algas, algumas tóxicas. Foi explicado que seres vivos somente aumentam a sua população exageradamente devido a falta de predadores ou excesso de comida; da poluição por embarcações, produtos químicos (temos um exemplo atual, o vazamento no Golfo do México) e o lixo. Aproveitando a questão das correntes marítimas, foi explicado que existe um grande “lixão” no Oceano Pacífico, entre os Estados Unidos e o Japão. area_lixao_pacifico1

 

ÁREA DO LIXÃO DO PACÍFICO

 

Este lixão é o resultado de anos de desrespeito ao ambiente, onde diversos materiais deixados nos oceanos, ou mesmo no continente (acabam indo em direção a rios e córregos devido a chuva e chegam nos oceanos) pegam carona nas correntes marítmas e chegando nesta parte específica do Pacífico, perdem velocidade, se acumulando, formando uma massa gigante de plástico, entre outros materiais. 

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RESULTADO DO CONSUMO DESENFREADO DOS PAÍSES RICOS (OS POBRES TAMBÉM DÃO A SUA CONTRIBUIÇÃO) E A FALTA DE SOLUÇÃO PARA A QUESTÃO DO LIXO

lembro que no blog, ver planejamento desta semana logo abaixo, estão disponibilizadas as 6 questões para serem enviadas ou entregues para o professor na segunda-feira que vem. Por favor, cumpram o prazo estipulado, estamos no último trimestre.

Até sexta-feira!