sábado, 11 de junho de 2011

RETORNO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………………………………PERÍODO: 06/06/2011 a 10/06/2011…………………..

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – Força da Natureza – pags 65 a 68

ATENÇÃO: Na quarta-feira, dia 15, será a entrega final da atividade dos fósseis. A atividade está no final da postagem do sexto ano.

Foi aplicado e corrigido o exercício da página 67. Os alunos fizeram uma pesquisa sobre os derivados de petróleo.

Nesta semana trabalhamos os minerais energéticos como petróleo e carvão. petroleoExplicamos que o petróleo tem origem em fundos oceânicos tendo como matriz principal as algas e outros seres marinhos acrescidos de deposição de sedimentos. Com o passar do tempo, camadas sucessivas desta “mistura” geram pressão e temperatura suficiente para produzir o petróleo. O petróleo se forma em uma rocha geradora com presença do líquido (petróleo, que dependo da situção migra entre as rochas) e gás natural.PlataformaPetroleo02[1]

PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM ALTO-MAR. MAIS DE 90% DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO BRASILEIRO VEM DOS OCEANOS.

 

Já o carvão mineral tem sua formação em antigas florestas próximas de lagos e mares, de pântanos e manguezais, onde os restos vegetais que ficam em ambiente aquoso são soterrados lentamente por sedimentos. Com o passar do tempo, camadas sucessivas deste material geram pressão e temperatura para formação da rocha (carvão mineral).

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ÁREA DE EXTRAÇÃO DE CARVÃO MINERAL

Comentamos sobre o garimpo utilizando as imagens de Serra Pelada – Pará - disponibilizadas na apostila. Pontuamos sobre o desmatamento ocorrido na região devido a “febre do ouro” que atraiu milhares de pessoas e gerou impactos ambientais irreversíveis. Também pontuamos sobre a destruição do relevo devido as explorações e a miserabilidade instalada na região com o fim da produção aurífera. O assunto que  concentramos foi a utilização do mercúrio (metal líquido) que é utilizado na extração dos aluviões (neste caso específico, ouro de leito de rio). Este metal tem a propriedade de aglutinar o pó de ouro que está entre os sedimentos (areias, argilas, siltes, etc.) do rio. Contudo é extremamente poluidor, além de perigoso para a saúde humana.

Serra Pelada II

SERRA PELADA

A DATA PARA ENTREGA DESTA ATIVIDADE FOI ESTENDIDA PARA QUARTA-FEIRA, DIA 15/06/2011

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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – Identidade do Brasil – pags 71 a 75

ATENÇÃO: Temos atividade de apresentação sobre o tema bacias hidrográficas brasileiras para os dias 17 e 20/06/2011. No final da postagem do sétimo está a atividade.

Foram aplicados os exercícios das páginas 76 e 77.

Iniciamos a semana informando sobre rios perenes (rios que nunca secam) e intermitentes ou temporários (que secam em determinado período do ano). A região Nordeste apresenta este último tipo de rio, principalmente no Sertão. Independente do rio ser perene, existe uma quantidade de água que oscila durante o ano que afeta o seu débito ou descarga. Os rios podem ser considerados regulares, que não apresentam grande diferença de volume de água, e os irregulares, com grandes diferenças de volume.rios

Através de desenho no quadro e com a ajuda da apostila exemplificamos as partes de um rio. No caso da apostila, ela se concentra em algumas partes como a nascente, os afluentes, o curso, margens e a foz. Completamos com as corredeiras, cachoeiras e o leito de rio. Focamos nos tipos de foz como o delta, que devido a grande quantidade de sedimentos e a movimentação de maré apresenta inúmeros bancos de areias e ilhas; outro tipo é o estuário com apenas uma “boca” simples.

Por último, encerramos a semana com as bacias hidrográficas que são regiões drenadas por um rio principal e seus afluentes. procuramos evidenciar a presença do divisor de água que separa bacias hidrográficas.

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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO- APOSTILA 2 – Apresentação de Trabalho

ATENÇÃO: Apesar de utilizarmos uma aula-faixa não houve tempo para que todos os alunos apresentassem seus países, por isso, na sexta-feira (segunda aula) será o dia para o término.

Na quinta-feira abrimos espaço solicitado pelos alunos para as primeiras etapas sobre as Olimpíadas, com o desfile em especial, e a Feira dos Estados. Os alunos apresentaram ideias iniciais, escolheram o mascote, o “garoto e a garota” e mostramos algumas disciplinas que deverão ser trabalhadas caso o sistema seja o mesmo do ano anterior.

Em dia de apresentação todos os alunos ficam nervosos e até aqueles mais “faladores” parecem mudos. Chegamos ao auditório com alunos pedindo para não serem os primeiros, principalmente aqueles que possuem nomes com as primeiras letras. CENTRO_EUROPAMas o interessante da história é que os “desbravadores” embutiram coragem para os outros e o que era uma dificuldade para conseguir adeptos se tornou um “problema bom” quando a maioria se empolgou e percebeu que não existia nada de mais em ficar na frente.

A EUROPA FOI O TEMA DAS APRESENTAÇÕES

Claro que nas apresentações temos alunos e alunos e características diferentes. Uns mais desenvoltos fazem questão de olhar para o público, enquanto outros nem piscam de tão concentrados na tela de apresentação. Uns tem dificuldades de leitura, enquanto outros se esforçam ao máximo em decorar os temas.

No geral podemos dizer que, em termos de produção de mídia, os alunos foram bem, inclusive “abusando” de recursos de ppt e de vídeo. Na semana que vem finalizamos esta etapa na sexta-feira com os alunos faltantes.

 

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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 2 – Apresentação de Trabalho

Na segunda-feira e na quinta-feira utilizamos as aulas para apresentações dos alunos no tema países latino-americanos. Utilizamos a ordem de chamada para o inicio das apresentações. Situações interessantes sempre surgem. Por mais que tivesse explicado sobre o teste dos pendrives antes da apresentação os alunos parecem que não levam muito a sério as recomendações. Sem títuloEra um tal de não funcionar, minha mãe irá trazer daqui a pouco, esqueci, etc.

AMÉRICA LATINA: TEMA DAS APRESENTAÇÕES

Contudo, apesar de um início difícil, todos os alunos tiveram tempo disponível e inclusive outro dia para arrumar suas apresentações ou lembrar de trazer o material. infelizmente, duas alunas não apresentaram sob alegações de esquecimento e que o pendrive não funcionava. Paciência, se esta foi a opção para “fugirem” de seus deveres não há o que se possa fazer. As apresentações foram relativamente boas. Os recursos de mídia foram bem utilizados e as apresentações medianas. A maioria dos alunos prefere ler um texto imenso do que focar em palavras-chaves para ter uma apresentação equilibrada.

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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – Litosfera e Evolução Geológica da Terra – págs 12 a 16

ATENÇÃO: Temos atividade de maquete & pesquisa com entrega no dia 21/06/2011 (terça-feira).

Foram corrigidos os exercícios das páginas 3, 4, 6, 9, 12, 13 e 14.

Tiramos a aula de terça-feira para a correção de todos os exercícios da primeira parte da apostila. A maioria dos alunos fizeram os exercícios, contudo, sempre há aqueles que ficam devendo, mas não esquecemos de cobrar no dia seguinte.gabon_2845

PLANÍCIE , UM DOS TIPOS DE RELEVO, ÁREA DE SEDIMENTAÇÃO

Na quarta-feira explicamos a atividade que os alunos deverão fazer – não esquecendo de referenciar o professor Andre de Bio que já havia utilizado este mesmo tipo de atividade – uma maquete com uma pesquisa sobre assuntos específicos de litosfera. Após o registro da atividade e as devidas explicações, iniciamos o relevo terrestre com suas formas: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Exemplificamos através de imagens as diversas formas de relevo e procuramos apontar características de cada uma. Evidenciamos que as montanhas no sentido geológico da palavra não ocorrem no Brasil, por não apresentar enrugamento de crosta, que apesar de planalto ser em altitudes acima de 300 metros, o define um planalto é a predominância de ação erosiva enquanto planícies e depressões predominam sedimentação.

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SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – Economia e Infraestrutura– pags. 01 a 04

ATENÇÃO: Temos atividade sobre problemas urbanos para o dia 14/06/2011. No final da postagem do segundo está atividade.

Finalmente iniciamos a apostila 2 com o tema energia. Inicialmente o planejamento era para apresentar todas as energias não-renováveis, mas na empolgação de mostrar todos os detalhes que não se apresentam na apostila, acabamos nos estendendo muito no tema carvão, nem chegando no petróleo. Também assuntos como o grande lixão do Pacífico desviaram nosso objetivo, apesar de ser instrutivo sobre a poluição dos oceanos.

TERMOELÉTRICA A CARVÃO MINERAL

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Começamos com o conceito de energia – capacidade de realizar trabalho – mostramos que a força humana e dos animais são as primeiras formas de energia utilizadas, depois o vento através de moinhos, a roda dágua e a queima de material lenhoso são formas subsequentes. Chegamos na Primeira Revolução Industrial  com a utilização maciça de carvão mineral. Explicamos a formação do carvão, já evidenciada na postagem do sexto ano, a utilização como coque para produção de aço, a queima para aquecimento de caldeiras e produção de energia eletrica e para a carboquímica na constituição de tintas, nylon entre outros. Localizamos a maiores regiões de produção que se localizam no hemisfério norte e ressaltamos a questão da poluição desta energia seja na produção de resíduos que afetam rios e solos ou na produção de dióxido de carbono entre outros gases.

 

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TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 2 – Frente 1 – Clima – pag. 48 e 49

ATENÇÃO: Temos apresentação sobre assuntos geopolíticos mundiais para os dias 13 e 16.06.2011. Os temas e alguns detalhes estão no final desta postagem.

Continuamos o tema atmosfera com os assuntos massas de ar (porções da atmosfera com características particularidades de temperatura, pressão e umidade. Podendo ser quentes ou frias, secas ou úmidas). Frisamos o local de origem: equatoriais, tropicais ou polares; marítimas ou continentais.  bussolaFrentes que são contatos de massas de diferentes temperaturas, demonstramos o contato das frentes geram chuvas.

O ENCONTRO DE MASSAS DE AR COM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES FORMAM FRENTES DE CHUVAS

Finalizamos com amplitude térmica que é a diferença entre a mínima e a máxima temperatura e que quanto maior a diferença entre elas mais o tempo apresenta mudanças rápidas e bruscas.

Na quarta-feira acompanhamos os alunos em uma saída de campo ao Forte Santana e a Fortaleza de São Jose da Ponta Grossa. A saída foi muito instrutiva com o guia Edson (xará) bastante atuante nas suas intervenções com inúmeros “toques” para o vestibular. Iniciamos o passeio pelo Forte Santana, no centro de Florianópolis, assim chamado devido ao número de baterias disponíveis, já um número maior era considerado fortaleza. Após vermos as maquetes e fotos das “fortalezas” iniciamos nosso deslocamento para Jurerê, onde se encontra a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, bem conservado com várias peças utilizadas na época.

TODAS AS IMAGENS SÃO DA FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE PONTA GROSSA

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Até a próxima “blogagem…..”

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