quinta-feira, 21 de abril de 2011

<<<<<<<<<RETORNO DA SEMANA>>>>>>>>> ……………….PERÍODO: 18 A 20/04/2011……………….

 

     SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO  APOSTILA 1 –Mapas: auxílio aos viajantes – pag.38

ATENÇÃO:  Ainda temos alunos esquecendo o ATLAS. Na próxima semana teremos atividade com o uso dele.

Esta semana foi curta, por isso trabalhamos os elementos cartográficos (convenções cartográficas) que são os dados que encontramos em um mapa, como: título, legenda, coordenadas geográficas, escala e posição geográfica.

Convenções cartográficas

Os alunos foram convidados a abrir o Atlas (ainda temos alguns alunos que estão esquecendo) em qualquer página que constasse um mapa político, identificando no caderno os elementos cartográficos. Alguns alunos encontraram dificuldades na questão da escala, principalmente a gráfica. Na quarta-feira próxima verificaremos os resultados.

--------------------------------------------------------------------------------------------------          

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO              APOSTILA 1 –População – pags 39.

Para esta semana tínhamos programado no planejamento duas aulas, contudo, na terça-feira os alunos foram a um passeio em Blumenau.

Por isso o tema tratado na segunda-feira foi migrações internas como a rural-urbana (êxodo rural), onde procuramos demonstrar que este movimento campo/cidade existe há muito tempo, desde que a cidade se tornou importante com a Revolução Industrial.

A inter-regional que é o deslocamento entre regiões ou estados, onde grupos humanos procuram um novo lugar onde exista oportunidades de emprego ou de melhoria de vida, neste caso citamos os nordestinos que se deslocaram para São Paulo, por exemplo.

Sazonal ou Transumância que seria uma migração temporária, em um período do ano, também usamos o exemplo nordestino onde pessoas saem de suas cidades para trabalharem no corte de cana em estados como São Paulo e “teoricamente” voltam para a sua terra natal quando encerra a safra. Um aluno lembrou dos nordestinos que vem na temporada de verão para Florianópolis vender suas redes entre outros acessórios e depois retornam ao Nordeste.pendular

Migração pendular: deslocamento feito todos os dias nas grandes cidades. Onde é comum um trabalhador ou estudante ficar mais de duas horas dentro de um sistema de transporte para chegar ao local escolhido.

A migração pendular seria aquela que muitos de nós fazemos todo dia, apesar de ser mais típica nas grandes cidades. Seria o deslocamento de sua casa de manhã para o trabalho, estudo e o seu retorno à noite, muitas vezes ficando de 1, 2 ou mais horas dentro de um sistema de transporte. Aproveitamos a viagem que os alunos fariam na terça, com retorno no mesmo dia, para exemplificar um migração pendular, apesar de ser um exemplo “grosseiro” em relação ao conceito.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO – APOSTILA 1 –Maior economia do planeta – pags. 32 a 40

Foram corrigidos os exercícios das páginas 32 e 33. Foram aplicados os exercícios das páginas 37 e 38.

Nesta semana finalizamos os EUA com os aspectos culturais e a influência norte-americana no modo de viver. Graças à música, séries televisivas e cinema, a influência cultural norte-americana expandiu-se no mundo, criando ícones como o jeans, o fast-food entre outros, se misturando com as culturas locais. Vejam o exemplo da Tunísia - um país muçulmano, com tradições e religiosidade – teve como um dos “heróis” na queda do ditador  Zine El Abidine Ben Ali  o rapper Hamada Ben-Amor de 22 anos, que canta um estilo de música criada nos guetos norte-americanos.

elGeneral

O rapper Hamada Ben-Amor, mesmo oriundo de um país islâmico, com tradições e religiosidade seu estilo musical é norte-americano, sem falar no boné e nas roupas.

O outro tema foi o militarismo norte-americano que se intensificou com o 11 de setembro. Surpreendeu a falta de conhecimento dos alunos sobre o assunto, apesar que este episódio ter ocorrido a 9 anos. Aproveitamos para explicar a gravidade do ato terrorista, principalmente sendo em território norte-americano, o financiamento da al Qaeda através de Bin Laden e seu parentesco com família saudita, rica em royalties de petróleo. Finalizamos com as consequências deste ato, como a invasão do Afeganistão e indiretamente do Iraque.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Fusos horários/Cartografia – págs. 27 a 32

Foram corrigidos os exercícios das páginas 27 e 28.

Iniciamos o tema cartografia com um rápido histórico sobre os mapas e sua importância para o homem. Apresentamos o conceito de mapa e os elementos que o compõem como título, legenda, escala e projeção cartográfica.

Explicamos os tipos de escalas como numérica e gráfica e suas representações nos mapas como escala grande (observação de detalhes, denominador menor – ex: 1: 5 000) e escala menor (poucos ou nenhum detalhe, denominador maior – ex: 1: 1 000 000). Na próxima semana faremos exercícios com escala.

Vimos também os tipos de mapas, como topográfico, histórico, rodoviário, temático (anamorfose) entre outros.

anamorfose2

 

Mapa temático em anamorfose, na parte de cima em formato normal, na debaixo uma deformação para evidenciar o PIB de cada país. Por isso a Europa (lilás) parece inflada como os EUA (azul) e o Japão (roxo). A América do Sul parece “esquelética” e a África quase sumiu do mapa.

 

 

Infelizmente devo registrar que: recados para a turma; colagem de informações na agenda e problemas no computador, inviabilizaram parte da aula de quarta-feira o que atrapalhou no planejamento.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Dinâmica da população (finalização).

Finalizamos a apostila população com um trabalho de texto onde forneci reportagens da Revista Veja para os alunos associarem a dinâmica demográfica brasileira e em alguns casos a internacional.

Os alunos tiveram cerca de 1 hora para lerem o texto e prepararem uma apresentação, sem nenhum recurso, sobre o tema sorteado e buscar conceitos demográficos aprendidos em sala.

untitled

TEMA: Imigrantes no Brasil

ORIGEM: FRANÇA
Fabrice Wermus, 27 anos, deixou, no ano passado, um país onde um em cada cinco jovens com menos de 25 anos está desempregado e veio trabalhar no Brasil. É analista de marketing da Ticket. Agora diz receber toda semana, em média, três currículos de conhecidos seus que lhe pedem emprego. “Metade dos meus colegas de faculdade está fora de nossa área de formação. A outra metade está fora da França ou desempregada.” Embora cumpra uma jornada semanal de trabalho mais extensa do que na França, Fabrice compensa o “sacrifício” indo à praia nos fins de semana. 
Fonte: Revista Veja

Os temas eram: filho único, casais sem filhos, imigrantes no Brasil (momento atual), a pílula anticoncepcional, O envelhecimento da população brasileira sem desenvolvimento econômico, maternidade versus profissão e Censo 2010 (pirâmide etária)

Os alunos foram bem nas apresentações, as notas foram gerais para cada grupo, apesar de existir alguns descontos específicos para aqueles que não respeitaram as apresentações.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO – APOSTILA 1 – Frente 1 – Entrega e correção de prova e nova atividade para o trimestre.

ATENÇÃO: Para quinta-feira temos entrega de atividade sobre Temas Atuais.

Na segunda-feira entreguei a prova e aproveitei para corrigi-la. Infelizmente na digitação da prova houveram dois erros que impactaram na avaliação. A questão 1 faltou uma palavra que definia o resultado, por isso anulei e dei a pontuação para os alunos. Na questão 7 existiu a troca da palavra menor por maior que permitiu uma segunda alternativa correta. Neste caso aceitei as duas, sem no entanto, anular a mesma.

Na semana que vem aguardo a atividade sobre Temas Atuais, deixo novamente a atividade abaixo:

image16

Até a próxima blogagem…..

domingo, 17 de abril de 2011

<PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA> …………PERÍODO: 18/04/2011 a 20/04/2011……….

 

carto_simbol 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 20/04/2011

ATENÇÃO: Alunos não esqueçam do ATLAS….

Cartografia:   [apostila 1, pags. 38 e 39]

  1. Elementos cartográficos

OBJETIVO:

  • Compreender os principais elementos que definem um mapa.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

mov_pendular 

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 18 e 19/04/2011

ATENÇÃO: Para a entrega do trabalho sobre estados brasileiros nesta semana.

População:  [apostila 1, pags. 39 a 42]

  1. Migração: rural-urbana
  2. Migração inter-regional
  3. Migração sazonal ou Transumância
  4. Migração pendular

OBJETIVO:

  • Entender os principais tipos de migrações internas.
  • Conhecer os principais movimentos migratórios no Brasil.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

 canada

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 18/04/2011

GABARITO SIMULADO 2011 – 01

 
16)    C
17)    D
18)    C
19)    A
20)   C

Maior Economia do Mundo / Canadá, Gigante do Hemisfério Norte:  [apostila 1, pags. 37 a 44]

  1. Influência cultural norte-americana
  2. Geopolítica norte-americana
  3. Canadá: aspectos físicos

OBJETIVO:

  • Perceber a influência cultural norte-americana através de diversas mídias
  • Entender o ideário político internacional dos EUA e suas consequências
  • Conhecer os principais aspectos físicos do Canadá

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

----------------------------------------------------------------------------

cartografias 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 19 e 20/04/2011

GABARITO SIMULADO 2011 - 01

16)  E
17)  (01+02+08+32)  =  43
18)  C
19)  B
20)  A

 

Cartografia:  [apostila 1, pags. 30 a 36]

  1. História dos mapas
  2. Técnicas de produção de mapas
  3. Elementos e convenções que compõem um mapa
  4. Tipos de mapas
  5. Projeções cartográficas
  6. Escalas

OBJETIVO:

  • Compreender a necessidade do homem em registrar o seu espaço
  • Conhecer as técnicas para produção de um mapa,
  • Entender os elementos de um mapa
  • Conhecer os principais tipos de projeções cartográficas

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com data show.

AVALIAÇÃO:

Para esta avaliação teremos uma atividade extra-classe com a ferramenta Google Earth.

Atividade de mapa – Nesta semana explicarei como fazer, segue abaixo uma apresentação que vocês poderão utilizar, após a eu passar em sala.

_____________________________________________________________________________________

 Filho-Único

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 20/04/2011

GABARITO SIMULADO 2011 - 01

16)  E
17)   (01+02+04+16+32)  = 55
18)  D
19)  B
20)  E (anulada)

 

Trabalho com textos-reportagens associadas ao tema demografia:

  1. Filho único
  2. Envelhecimento populacional brasileiro
  3. A mulher e o trabalho
  4. A pílula anticoncepcional
  5. Casais sem filhos
  6. Imigrantes no Brasil
  7. Censo 2010

 

OBJETIVO:

Utilizar textos reduzidos de reportagens para associar as informações com o que foi apreendido sobre o processo demográfico brasileiro atual.

METODOLOGIA:

Duas aulas (faixa).

Os alunos formarão grupos e deverão extrair as informações necessárias para a apresentação em sala perante a turma. Nesta apresentação, eles deverão identificar elementos (causas e consequências) que comprovem o atual processo demográfico brasileiro.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto.

----------------------------------------------------------------------------

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 18/04/2011

GABARITO SIMULADO 2011 - 01

16)   (01+02+08+32) = 43
17)   (01+02+04+08) = 15
18)   (02+04+08+16) = 30
19)   (01+04) = 05
20)  (01+02+16) = 19

 

Nesta segunda-feira teremos entrega da prova com correção e aplicação de atividade:

 

image