sábado, 3 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 05/09/2011 A 09/09/2011………………………….

 

climate-map

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 08 e 09/09/2011

ATENÇÃO: Alunos não de esqueçam de acompanhar o tempo meteorológico durante a semana para as anotações na atividade do cartão semanal. Conforme informado, a entrega será apenas no dia 16.

Temos 2 exercícios (páginas 121 e 122) para corrigir na quinta-feira, não esqueçam.

Atmosfera Terrestre:      [apostila 3, páginas 123 a 132]

  1. Fatores climáticos;

OBJETIVO:

  • Entender os diversos fatores que afetam o clima terrestre, como latitude, altitude, correntes marítimas, massas de ar, continentalidade e maritimidade, pressão atmosférica

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


78F4B

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05, 06 e 09/09/2011

ATENÇÃO: Na sexta-feira passada apresentamos uma atividade de cartaz para os alunos, todavia, pela falta de vários alunos trataremos do assunto na segunda-feira (05). No retorno da semana passada (abaixo desta postagem) já deixamos as explicações necessárias.

Industrialização Brasileira:        [apostila 3, páginas 155 a 164]

  1. Concentração de indústrias no Brasil;
  2. Fatores locacionais das indústrias;
  3. Indústria e a (re)organização do espaço;

OBJETIVO:

  • Conhecer a distribuição espacial das indústrias no território brasileiro;
  • Entender as determinantes que influenciam a localização das indústrias;
  • Compreender os impactos socioeconômicos das instalação de indústrias;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


china india

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 08 e 09/09/2011

ATENÇÃO:

Nasceu o Planeta Chíndia:         [apostila 3, páginas 151 a 159]

  1. China e Índia, generalidades;
  2. Breve história chinesa, a partir de Marco Polo;
  3. China, salto econômico;
  4. China, questões culturais e democráticas;

OBJETIVO:

  • Perceber a participação da China e Índia na economia mundial;
  • Conhecer aspectos históricos e a relação com a Europa;
  • Entender como a China alcançou excelência em diversos campos econômicos quando se transformou na “fabrica” do mundo;
  • Compreender o sistema chinês do “Socialismo de Mercado” e a falta de liberdade política de seu povo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


8

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 05 e 08/09/2011

ATENÇÃO: Na segunda-feira iniciaremos uma atividade de texto sobre problemas sociais do continente africano.

África: As diferenças se acenturam:    [páginas base da apostila 3 – 155 a 164]

  1. Problemas sociais da África

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais mazelas que afligem o continente africano;
  • Entender, basicamente, as origens dos problemas sociais africanos;
  • Construir mapa temático sobre os temas abordados;

METODOLOGIA:

Tempo estimado: 4 aulas.

Serão aplicados cinco textos com situações sociais do continente africano (refugiados, AIDS, fome, guerras civis e pobreza). Os alunos formarão grupos devendo ler os textos e apresentar as principais considerações sobre cada tema. Havendo tempo, nesta primeira fase, será feito um rodízio entre os grupos como forma de conhecimento dos outros temas.

Junto com os textos existe uma tabela com vários países africanos e informações específicas sobre o problema tratado no texto do grupo, onde os alunos deverão pintar um mapa temático do continente africano.

Este mapa será parte integrante de uma painel que cada grupo produzirá com imagens e frases sobre o problema social tratado.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como a finalização do painel e das apresentações sobre os temas.


EspaisFluvials

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 06/09/2011

Hidrosfera:     [apostila 3, página 13]

  1. Rios;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características dos rios, como: regime, drenagem, relevo, condições climáticas, partes, poluição, etc.
METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


demographic

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 05 e 08/09/2011

Demografia:         [apostila 3, frente 1, páginas 53 a 57]

  1. Teorias populacionais;
  2. Distribuição populacional e crescimento demográfico mundial;
  3. Taxas populacionais e pirâmide etária;
  4. Migrações;

OBJETIVO:

  • Conhecer as teorias sobre populacão e suas relações com desenvolvimento social e econômico;
  • Entender como está distribuída a população nos continentes e os fatores que influenciam no seu desenvolvimento;
  • Compreender o funcionamento das taxas demográficas e interpretar pirâmides etárias;
  • Conhecer os tipos de migrações internas e externas;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

EXERCÍCIOS GEOGRAFIA/UDESC PARA O TERCEIRÃO

 

image

image

image

image

RETORNO DA SEMANA DE GEOGRAFIA……………………PERÍODO: 29/08/2011 A 02/09/2011……………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Atmosfera Terrestre – pags 117 a 122

ATENÇÃO: Deveres (duas questões) nas páginas 121 e 122 para quinta-feira. Tem atividade para ser entregue dia 16.09.2011, escrita abaixo.

Aplicamos os exercícios das páginas 117 e 118.

Clima ou tempo? Com esta pergunta começamos a semana. Buscamos mostrar que a duas palavras, confundidas insistentemente nos meios de comunicações, não tem o mesmo signicado. Enquanto o tempo meteorológico é um estado momentâneo da atmosfera, o clima são as regularidades que ocorrem na atmosfera durante um longo período. Trabalhamos os conceitos de temperatura média e amplitude térmica. Utilizamos o exercício da apostila para fazer os cálculos da temperatura média (máxima e mínima) e amplitude térmica (máxima menos a mínima). Finalizamos com a questão da previsão meteorológica visualizando dois mapas, do Rio de Janeiro e do Brasil. Sobre este tema os alunos tiveram oportunidade de conhecer as previsões da sabedoria popular como o vôo do urubu ou o sal molhado. Encerramos com as diversas possibilidades da previsão como as grandes lojas de grifes (Daslu foi utilizada como exemplo) que avalia a meteorologia de meses futuros para decidir as compras da temporada.

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

Na apostila, página 118, os alunos tem a disposição uma planilha de observação do tempo atmosférico. Ela tem duração de uma semana. Os alunos devem preencher a planilha e entregar para o professor, com nome, local de observação, período observado. Esta planilha pode ser feita a mão ou digitada, de preferência colada em uma cartolina ou papel cartão, para dar mais firmeza. O prazo para entrega é no máximo dia 16/08/2011.

Exemplo da planilha de observação do tempo que os alunos deverão entregar

planilha de tempo


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Industrialização Brasileira – pags. 150 a 155

Corrigimos os exercícios das páginas 148 e 149.

Começamos um novo tema, a indústria brasileira, com a observação de que vários objetos utilizados pelos alunos tem origem neste segmento, como lápis, canetas, automóveis, biscoitos, etc. A atividade industrial é uma associação de transformação de matéria-prima, energia e mão de-obras em manufaturados.

Os alunos também viram os diversos tipos de indústrias como: Indústrias de base ou de bens de produção (transformam minérios e recursos de origem fóssil) como metalúrgicas, siderúrgicas, etc.; Indústrias pesadas ou de bens intermediários (fabricam máquinas e equipamentos ou produzem energia) como autopeças, termoelétricas, naval, etc.; Indústrias de bens de consumo (atendem as necessidades do consumidor final) podem se dividir em duráveis (automóveis, eletrodomésticos, moveleira, etc.),  semiduráveis (roupas, calçados, etc), não-duráveis (alimentos, bebidas, etc).

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

CARTAZ DE LINHA DE TEMPO DA INDUSTRIALIZAÇÃO E MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Esta atividade foi explicada na sexta-feira, contudo, vários alunos faltaram, por isso, estarei explicando novamente na segunda-feira. Este trabalho é baseada na página 152, 153 e 154 da apostila com alguns acréscimos do professor (quadros em vermelho que não estão na apostila). O aluno deverá replicar em um cartaz o que foi proposto na apostila. Os alunos deverão procurar imagens novas, para evitar cortar a apostila, responder algumas questões solicitadas na Linha de Tempo. Podem formar grupos de 3 alunos, duplas ou individual. A entrega será no dia 16/09/2011. Como segue abaixo:

Linha do tempo


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Gigante Oriental – pags. 137 a 143

ATENÇÃO: Temos trabalho de slide para ser apresentado no dia 16/09/2011 sobre as religiões mundiais.

Aplicamos exercícios das páginas 140 e questões próprias.

Iniciamos sobre os indicadores socioeconômicos asiáticos como a diversidade entre países como Japão, Israel, Tigres Asiáticos, China, Índia, Bangladesh, Mianmá, etc.

Trabalhamos duas tabelas: uma com alguns países e outras onde eram listados alguns continentes. Na primeira tabela os alunos deveriam identificar quais países tinham os melhores e piores índices de IDH, esperança de vida, taxa de alfabetização de adultos e PIB per capita. Aproveitamos para evidenciar os conceitos nas quais os alunos estavam observando e a interpretação da tabela. VIETNAMNa segunda tabela, os alunos deveriam identificar o continente com os piores índices de analfabetismo, mortalidade infantil, crescimento demográfico, natalidade, mortalidade, PIB e PIB per capita. Além disso, os aluno deveria identificar a posição do continente asiático.

Vietnam: Um país que está tentando ser um novo Tigre Asiático, mas que carrega muitas mazelas de seu passado.

 

Finalizamos com as religiões de origem asiática, como o cristianismo, islamismo, hinduismo, budismo, onde os alunos leram as principais características de cada uma. Aproveitando esse tema, solicitamos um trabalho de slide sobre o tema.

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

APRESENTAÇÃO DE SLIDE SOBRE RELIGIÕES

Os alunos criaram seus grupos (alguns optaram no individual) e deverão fazer uma apresentação de slide sobre religiões, aproveitando que elas tem origem na Ásia. Os alunos deverão trazer a origem e momento histórico, seus profetas ou messias, seus principais simbolos, sua distribuição no mundo (preferência com mapa), suas perspectivas para o futuro, aumento ou diminição de seguidores (preferência gráficos). Religiões que deverão ser trabalhadas: Judaísmo, Hinduísmo, Islamismo, Budismo, Xintoísmo, Cristianismo (dividimos em três, apesar dos segmentos não terem origem na Ásia – Católica Romana, Protestante e Pentescostal).


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – África: Grandes Civilizações – pags 146 a 154

Aplicamos os exercícios da página 149 e trabalhamos exercícios próprios.

Continuando a saga africana, comentamos sobre a exploração portuguesa na África e que seus interesses não passavam de formação de feitorias, mas que a comercializãção de humanos (escravos) dinamizou o interesse por este continente. Trabalhamos os conceitos de colônia de exploração, o impacto da escravidão no continente e o domínio cultural imposto pelos europeus. Os alunos puderam perceber as linhas retilíneas de alguns países africanos, devido as suas fronteiras não obedecerem a acidentes naturais e que isto colocou em um mesmo território tribos inimigas históricas.

África: Suas linhas retas evidenciam fronteiras construídas artificialmente que até hoje criam problemas para esses países.

mapa-da-africa

Outro assunto foi o Neocolonialismo e a Descolonização, onde a independência soava apenas como uma simbologia, pois a dependência em relação aos países europeus continuava, mantendo a pobreza neste continente. Por último destacamos o conflito entre tútsis e hútus em Ruandi e Burundi onde morreram mais de 800 mil pessoas da etnia tútsi, perseguida pelos hútus, logo após eles ocuparem o poder político. Uma das estratégias dos Ingleses para a África era escolher uma etnia para se associar, com isso, mantiam o controle, porém quando da independência dos africanos, várias grupos étnicos que sofreram perseguições tentaram ocupar o poder e ir a desforra.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Hidrosfera – págs 10 a 12.

Aplicamos 5 exercícios próprios sobre o Aquífero Guarani.

Dentro da hidrosfera, começamos a ver o assunto águas continentais. Compartilhamos sobre a disponibilidade de água doce no mundo (2,5%), divididas em geleiras e calotas polares, águas subterrâneas, rios, lagos e outros. Mostramos o uso mundial da água, com predominância na agricultura devido as irrigações (70%), depois indústria (20%) e doméstico (10%). Em alguns países industrializados, a indústria supera a agricultura em consumo.

Partimos para as águas subterrâneas como a sua formação, divisão em lençois freáticos e aquíferos, consumo e poluição. Utilizamos o exemplo do consumo em excesso que afeta o terreno da Cidade do México e da contaminação dos manaciais da cidade de Gujanat devido a penetração da água salgada.

Focamos na formação do Aquífero Guarani, se as previsões se confirmarem é o maior aquífero do mundo. Sua importância por atingir outros países como Argentina, Uruguai e Paraguai (transfronteiriço) e a necessidade de cuidados para evitar contaminações ou extração em excesso.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Capitalismo – pags. 18 a 39

Finalizamos a segunda parte do tema Guerra Fria, com a geopolítica e a disputa dos EUA e URSS pelos países do Terceiro Mundo, e da utilização destes países como palco de suas ideologias. Com a queda do socialismo no início dos anos 90, surge uma Nova Ordem Mundial e uma multipolaridade econômica, com EUA, Europa e Japão. Demonstramos a regionalização mais utilizada atualmente como o Norte e Sul e finalizamos com o tema Globalização e o impacto na sociedade de um sistema informatizado e transformador que ao mesmo tempo exclui grandes parcelas da sociedade mundial. Os blocos econômicos, com destaque para os principais: NAFTA, APEC, MERCOSUL, União Europeia (esta com suas principais características)


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 2 – Frente 3 – Globalização – pags. 93 e 94

Finalizamos o assunto urbanização na segunda-feira com o conceito de cidade no Brasil, os tipos de cidades e funções e os conceitos de metrópole, região metropolitana, megalópoles, cidades globais e megacidades.

Na quinta-feira, trabalhamos conceitos relacionados à Globalização como Liberalismo e Neoliberalismo, multipolaridade, Nova Ordem Mundial, características básicas e problemas como o aumento de concentração de capital e pobreza.

Até a próxima blogagem…..

domingo, 28 de agosto de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 29/08/2011 A 02/09/2011………………………….

 

fatores-climaticos-4

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 31/08, 01 e 02/09

Atmosfera terrestre:       [apostila 3, páginas 117 a 132]

  1. Clima ou tempo?
  2. Fenômenos atmosféricos;
  3. Fatores climáticos;

OBJETIVO:

  • Entender as diferenças entre o conceito de clima e o de tempo atmosférico;
  • Conhecer os principais fenômenos atmosféricos;
  • Compreender a atuação dos fatores climáticos como latitude, massas de ar, altitude, etc.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


detroit-institute-of-arts-mural-segment-2-diego-rivera

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 29, 30/08 e 02/09/2011

ATENÇÃO: Temos deveres na página 146 para correção.

Relações do espaço urbano e rural / industrialização brasileira:  [apostila 3, páginas 147 a 159]

  1. Trabalhadores do campo no Brasil;
  2. Produtos industriais no cotidiano;
  3. Concentração de indústrias no Brasil;
  4. Fatores determinantes de localização e (re)organização do espaço;

OBJETIVO:

  • Conhecer os diversos tipos sistema de trabalho no campo;
  • Conhecer os movimentos de defesa das reservas extrativistas;
  • Perceber os diversos produtos disponibilizados pela indústria. conhecer os diferentes tipos industriais;
  • Conhecer a trajetória industrial brasileira, desde de 1808 até os dias de hoje*;
  • Compreender os fatores determinantes para a localização das indústrias e os impactos sociais resultantes;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

* Para este tema será feita uma atividade de cartaz extra-classe.


symbols-world-religions

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 01 e 02/09/2011

Gigante Oriental:     [apostila 3, páginas 137 a 150]

  1. Ásia: indicadores socioeconômicos;
  2. Diversidade religiosa;

OBJETIVO:

  • Entender a heterogeneidade do territorio e da sociedade asiática;
  • Compreender os diversos desafios que o continente asiático enfrenta como explosão populacional, analfabetismo, mortalidade infantil, renda per capita entre outros.
  • Conhecer as principais religiões praticadas na Ásia e a influência que refletem na visão do mundo destes povos.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


africa

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 29/08 e 01/09

ATENÇÃO: Temos deveres na página 145 para correção.

África – grandes impérios e civilizações:    [apostila 3, páginas 146 a 154]

  1. Portugueses na África;
  2. Neocolonialismo;
  3. Independência versus conflitos;

OBJETIVO:

  • Entender as relações históricas entre Portugal e o continente africano;
  • Compreender os impactos nos grupos africanos com a divisão e o domínio dos europeus no continente;
  • Perceber as consequências de anos de dominação e aculturação dos povos africanos pelos europeus e as diversas mazelas sociais e políticas que até hoje se refletem no continente.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


aquifero-guarani-37

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 30 e 31/08

Hidrosfera:      [apostila 3, páginas 10 a 13]

  1. Introdução sobre as águas continentais;
  2. Águas subterrâneas;

OBJETIVO:

  • Entender o conceito de águas continentais. Perceber a importância e usos destas águas pela humanidade;
  • Entender a formação das águas subterrâneas, os tipos, sua importância para o consumo e os principais impactos nela gerados. Conhecer a formação do Aquífero Guarani e importância para o futuro do país.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


090410_globalizationB

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 31/08/2011

Guerra Fria:   [apostila 3, páginas 18 a 32]

  1. Geopolítica da Guerra Fria;
  2. Nova Ordem Mundial;
  3. Globalização;

OBJETIVO:

  • Entender as relações políticas que permeavam os tempos de bipolaridade mundial;
  • Entender a “distribuição” de poder pós derrocada do socialismo;
  • Compreender a mundialização de produtos e culturas, e os objetivos finais deste movimento impetrado pelos países do Norte. Perceber a participação do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) na economia mundial.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


2227710089_6b54bc3c2c_o

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 29/08 e 01/09

Urbanização / Questões ambientais:      [apostila 2, frentes 1 e 3, páginas 62, 84 e 85]

  1. Conceito de cidade;
  2. Classificações de cidade;
  3. Hierarquia urbana no Brasil;
  4. Problemas urbanos;

OBJETIVO:

  • Conhecer a definição de cidade, principalmente no Brasil;
  • Conhecer as classificações de cidades e a influência delas no mundo;
  • Entender a hierarquia das cidades e o grau de influência delas no Brasil;
  • Compreender os impactos dos modelos das cidades e as consequências para a sociedade como um todo.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.