sábado, 17 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA……………PERÍODO: 19/09/2011 a 23/09/2011………………………….

 

tiposchuva

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21, 22 e 23/09/2011

O Ar em Movimento:        [apostila 3, páginas 138 a 146]

  1. Umidade do ar;
  2. Precipitações atmosféricas;

OBJETIVO:

  • Entender a origem e importância da umidade para os seres vivos; conhecer as principais formações de nuvens;
  • Conhecer os tipos de precipitações atmosféricas. Diferenciar as precipitações pluviais;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


Concentração de renda

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 19, 20 e 23/09/2011

Brasil no Espaço Mundial:       [apostila 3, páginas 170 a 184]

  1. IDH brasileiro;
  2. Qualidade de vida brasileiro;
  3. Dívida externa brasileira;
  4. Mercosul;

OBJETIVO:

  • Entender as dimensões que formam o Índice de Desenvolvimento Humano e seu resultado no Brasil;
  • Conhecer os dados relacionados à desigualdade social no Brasil e perceber que o país se destaca negativamente na concentração de renda;
  • Associar a falta de investimentos as questões da dívida externa como limitador do desenvolvimento;
  • Compreender a importância da formação de um bloco regional na América do Sul e a liderança brasileira no Mercosul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


india

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 22 e 23/09/2011

ATENÇÃO: Sexta-feira se iniciará as apresentações sobre as religiões (origem Ásia). Os alunos devem testar seus arquivos antecipadamente para evitar problemas no dia. Os grupos que estão devendo os projetos para a Feira dos Estados tragam no máximo até sexta.

Nasceu o Planeta Chíndia:       [apostila 3, páginas 160 a 168]

  1. Índia, caldeirão de povos, línguas e cores;
  2. Questões históricas;
  3. País de conflitos;

OBJETIVO:

  • Compreender a riqueza cultural de uma sociedade formada por diversos povos;
  • Perceber os impactos da chegada do “colonizador europeu” tem território indiano;
  • Entender a presença de diversos conflitos associados à religião, ideais políticos, entre outros;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


aparthaid

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 19 e 22/09/2011

África em Busca de Desenvolvimento:      [apostila 3, páginas 170 a 176]

  1. África do Sul, quantos contrastes;
  2. Invasão europeia;
  3. Construção de regime segregacionista;

OBJETIVO:

  • Perceber as diferenças que dividem este país da maioria africana;
  • Entender o processo de ocupação do território, em três fases: português, holandês e inglês e os conflitos gerados que marcaram a sociedade sulafricana;
  • Perceber as consequências para o país e sociedade a institucionalização do racismo na África do Sul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com utilização de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


contec3bados

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 20 e 21/09/2011

Hidrosfera:           [Apostila 3, páginas 17 a 20]

  1. Aplicação e correção de exercícios de fixação com objetivo de avaliação sobre o tema hidrosfera – apostila 3

OBJETIVO:

  • Reforçar o conteúdo já visto e dirimir dúvidas pendentes;
METODOLOGIA:

Aplicação e correção de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


FORMACAO-GEOGRAFICA-DO-BRASIL-tratados-de-limites-que-definiram-o-atual-territorio-brasileiro-1

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 21/09/2011

ATENÇÃO: Estamos iniciando a apostila 4, por favor não esqueçam de trazer na quarta-feira.

Geopolítica Brasileira:        [apostila 4, páginas 1 a 8]

  1. Espaço territorial brasileiro;
  2. História da configuração do espaço geográfico brasileiro;
  3. Organização política e regionalização brasileira;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais dados sobre o espaço brasileiro;
  • Entender a formação do território, da colonização aos dias de hoje;
  • Compreender a organização e regionalizações do Brasil como o IBGE, Geoeconômico e Região Concentrada;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


etnias

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 19/09/2011

ATENÇÃO: Na quinta-feira inicia-se as apresentações sobre Santa Catarina.

Demografia:           [apostila 3, frente 1]

  1. Dados populacionais do Estado de Santa Catarina;
  2. Apresentação das equipes com o tema Santa Catarina;

OBJETIVO:

  • Conhecer os principais dados estatísticos de Santa Catarina;
  • Apresentação de grupos sobre questões físicas e humanas de Santa Catarina;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios. Apresentação de grupos (dinâmicas independentes).

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala na apresentação de conteúdo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RETORNO DA SEMANA DE GEOGRAFIA…………………PERÍODO: 12/09/2011 a 16/09/2011…………………………

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Atmosfera Terrestre – pags 127 a 137.

Foram aplicados os exercícios das páginas 127, 128, 129, 130, 131, 134 e 136.

Na semana passada finalizamos os elementos que influenciam o clima como as Correntes Marítimas (quentes e frias) que deslocam água quente para as áreas frias e águas frias para áreas quentes. Massas de ar que apresentam um mecanismo parecido com as correntes marítimas, levando características de sua área de origem para outros lugares. Os alunos conheceram as principais massas de ar como a mEc, mTc, mTa, mEa e mPa.Tromba de água tornado_na_croacia_8_08-14-2008

 

                        TROMBA D’ÁGUA

 

Nesta semana, além das correções de exercícios, comentamos sobre o vento (ar em movimento) e a diferença de pressão faz o ar se movimentar. Explicamos sobre as zonas de baixa e alta pressão e a circulação atmosférica em geral. Alguns alunos lembraram das aulas de formação de relevo para compartilhar seu conhecimento sobre erosão eólica. Demonstramos os diversos tipos de ventos regulares como os alísios e os periódicos como as brisas. Finalizamos com a diferenças entre tornado, tromba d’água, ciclone, tufão e furacão (mesmo fenômeno atmosférico que nomes diferentes dependendo do continente).furacao-foto-nasa

 

 

FURAÇÃO VISTO DO ESPAÇO

 

 

 

 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – Industrialização Brasileira – pags. 162 a 170.

Foram corrigidos os exercícios das páginas 161, 162, 166, 167 e 168.

Trabalhamos o conceito de multinacionais onde procuramos mostrar que a presença de filiais tem vantagens como a atualização tecnológica e geração de empregos, mas que também possuem desvantagens como o pagamento de patentes e envio de lucros para a Matriz. Utilizamos como exemplo empresas já conhecidas dos alunos como GM, IBM, Toyota, etc.

Logo-das-Multinacionais

MULTINACIONAIS, MUITAS ATUAM NO BRASIL

Utilizamos o exemplo de duas grandes agroindústrias que recentemente se uniram (Sadia e Perdigão) formando a Brasil Foods. Evidenciamos a parceria entre o produtor que recebe aves e suínos, equipamentos, ração, assistência técnica e em troca criam os animais até a entrega para a empresa. Também comentamos sobre as cooperativas como a Aurora de Santa Catarina. Aproveitamos a questão industrial e discutimos sobre os problemas ambientais como a poluição, chuva ácida e emissão de gases.

Iniciamos a discussão sobre as questões socioeconômicas do Brasil com foco no IDH ainda não terminada.


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – O espaço mundial – pags. 3 a 9.

ATENÇÃO: Na sexta-feira (23) teremos as apresentações do grupos com o assunto religiões (origem asiática). Os alunos devem testar seus arquivos para que não exista problemas.

Nesta semana nosso foco foi a China onde os alunos foram convidados a trazerem produtos “made in China”. A predominância foi para os brinquedos, material escolar, brindes de lojas de fast food, e principalmente para aqueles que esqueceram da solicitação, baterias de celulares. Tínhamos o objetivo de mostrar aos alunos a quantidade de produtos chineses que invadem nossos lares e também demonstrar que o preço praticado por este país é de difícil competição.

comparamos território e população, etnias minoritárias, o predomínio do povo chinês na área rural e a discussão calorosa  sobre a língua mais falada no mundo, o mandarim ou o inglês e a necessidade de no futuro os jovens terem que conhecer a língua chinesa.

Fizemos comparações sobre o rápido desenvolvimento econômico chinês e seus problemas sociais (a segunda potência mundial tem mais de 500 milhões de habitantes vivendo com menos de 2 dólares por dia) . Demonstramos as principais áreas agrícolas e industriais da China, além das cidades litorâneas (ZEE’s), áreas de exportação chinesa. Finalizamos com a questão política da China onde não existem direitos fundamentais, desrespeito aos direitos humanos, onde penas como trabalho forçado e morte são comuns.

China
View more presentations from edsonluz.

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 3 – África: em busca do desenvolvimento – pags 165 a 170.

Foram aplicados os exercícios nas páginas 168, 169 e 170.

Após a entrega dos cartazes sobre os problema sociais da África, iniciamos a questão econômica. Procuramos enfatizar que o continente teve um histórico de exploração que até hoje afeta o seu futuro. A dependência perante aos países desenvolvidos, em especial o continente europeu reflete na falta de indústrias, sistema de transportes e comunicação precários. A maioria dos países africanos depende de commodities agrícolas e minerais para ter reservas cambiais, o que é problemático, pois esses produtos oscilam nas bolsas de valores. A falta de capital irá refletir na falta de investimentos na educação que poderiam auxiliar os estados africanos no desenvolvimento de tecnologia.Africa_1

 

 

MUITOS PAÍSES AFRICANOS DEPENDEM DA AJUDA EXTERNA DE ORGÃOS INTERNACIONAIS

 

 

 

Os alunos conheceram as duas regiões da África: Islâmica e Subsaariana e os principais produtos de exploração e exportação, as regiões industriais e sistema de transportes, em especial, as linhas férreas que tem direcionamento do interior para os portos (exportação) e não são padronizadas em todo o continente, impedindo um sistema de linhas ferroviárias transcontinentais.


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Hidrosfera – págs 13 a 16.

Na terça-feira trabalhamos rios onde evidenciamos o seu conceito, formação (fontes subterrâneas, chuvas, neve, geleiras e lagos) e a importância para a sociedade como irrigação, consumo, fonte de alimentos, energia e transporte. Apresentamos as principais características dos rios, como o tipo de foz, regime, drenagem, relevo e condições climáticas. finalizamos com a questão da poluição dos rios por lixo, dejetos, rejeitos industriais entre outros.

Na quarta-feira foram as bacias hidrográficas como conceito, partes e as principais bacias do Brasil, como a Amazônica, São Francisco, Platina e Tocantins-Araguaia.

Rios
View more presentations from edsonluz.


SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Capitalismo – pags. 18 a 41.

Nesta semana finalizamos a apostila 3 com uma série de exercícios de fixação com os temas: Guerra Fria, Doutrina Truman e Plano Marshall, Alianças Militares, Socialismo, Mundo Bipolar e Multipolaridade, regionalização Norte e Sul, Globalização e Blocos Econômicos, neste último teremos um trabalho de apresentação.


TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

APOSTILA 3 – Frente 1 – Demografia – pags. 53 a 57

ATENÇÃO: Na quinta-feira (22) iniciamos o trabalho sobre Santa Catarina, com os aspectos físicos, estejam preparados.

Nesta semana continuamos a segunda parte da demografia com as características das pirâmides etárias e suas principais formas que mostram a estrutura etária da população e ajudam na interpretação de características socioeconômicas da região ou país estudado.

As migrações também entraram em pauta como as internas (pendular, exôdo rural, inter-regionais, etc.) e externas. Apresentamos as principais características das migrações externas, a importância para alguns países o envio de dolares dos países ricos, a questão da emigração ilegal e a participação do Brasil nesta circulação mundial.

COMECE HOJE A PRESERVAR O AMANHÃ.

16 DE SETEMBRO

DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

Até a próxima blogagem…..

domingo, 11 de setembro de 2011

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………PERÍODO: 12/09/2011 a 16/09/2011……………………….

 

chuvas-17

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14, 15 e 16/09/2011

ATENÇÃO: Alunos não de esqueçam de acompanhar o tempo meteorológico durante a semana para as anotações na atividade do cartão semanal. Conforme informado, a entrega será no dia 16.

Atmosfera Terrestre:          [apostila 3, páginas 127 a 141]

  1. Aplicação de exercícios de fixação, páginas 127, 128, 129, 130, 131;
  2. Ar em movimento;
  3. Umidade do ar;
  4. Precipitações;

OBJETIVO:

  • Entender o mecanismo de deslocamento do ar pelo diferencial de pressão;
  • Entender a importância da umidade do ar para formação de nuvens e precipitações e conforto térmico para a população;
  • Conhecer os tipos de precipitações e suas particularidades;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


frango

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 12, 13 e 16/09/2011

ATENÇÃO: Na sexta-feira teremos o prazo final para a entrega da atividade de cartaz baseado nas páginas 152 a 155.

Industrialização Brasileira:          [apostila 3, páginas 165 a 171]

  1. Agroindústria;
  2. Dados socioeconômicos;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais atividades agroindustriais do Brasil; Perceber a importância das agroindústrias na modernização da agricultura brasileira;
  • Entender o conceito dos principais dados socioeconômicos.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


Mandarim.JPGgh

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 15 e 16/09/2011

ATENÇÃO:  Ficou para o dia 23/09/2011 a apresentação dos grupos sobre as religiões e sua origem asiática;

Na quinta-feira os alunos devem trazer algum produto ou imagem do Made in China, como combinado.

Nasceu o Planeta Chíndia:       [apostila 3, páginas 156 a 164]

  1. Mandarim, a nova língua universal?
  2. China questões democráticas;
  3. Índia, miscigenação dos povos;
  4. Índia, questões históricas;

OBJETIVO:

  • Entender a importância da língua oficial chinesa na medida em que o país avança em seu desenvolvimento econômico, superando a avaliação quantitativa.
  • Compreender a dicotomia entre liberdade econômica e liberdade individual no sistema politíco chinês;
  • Perceber o “caldeirão” cultural que é a Índia e os reflexos históricos da ocupação europeia;
METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


south-africa-cabo

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 12 e 15/09/2011

ATENÇÃO: Na segunda-feira será a entrega do cartaz com o mapa temático sobre os problemas africanos. O cartaz já deve estar pronto, com o mapa colorido de acordo com a legenda.

África: em busca do desenvolvimento:      [apostila 3, páginas 165 a 176]

  1. Regiões econômicas da África;
  2. África do Sul;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais atividades econômicas no continente africano;
  • Compreender as particularidades que transformaram a África do Sul na maior potência econômica e militar do continente, bem como os contrastes de uma sociedade de histórico racista;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


bacias brasil

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 13 e 14/09/2011

Hidrosfera:        [apostila 3, página 13]

  1. Rios;
  2. Bacias hidrográficas;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características dos rios, como: regime, drenagem, relevo, condições climáticas, partes, poluição, etc.;
  • Conhecer as principais bacias hidrográficas brasileiras e suas principais características;
METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


maryallen

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 14/09/2011

América Anglo-Saxônica e Japão:       [apostila 3, páginas 1 a 20]

  1. América Anglo-Saxônica – aspectos naturais;
  2. Canadá – aspectos econômicos;
  3. Estados Unidos – aspectos econômicos;
  4. Japão – aspectos naturais e econômicos;

OBJETIVO:

  • Conhecer as principais características naturais que envolvem o Canadá e os Estados unidos. Compreender o desenvolvimento socioeconômico dos dois países e os desafios atuais.
  • Discutir sobre o 11 de setembro de 2001.
  • Entender como o Japão se tornou o único país asiático a se industrializar antes do período das guerras mundiais. Perceber os problemas de recessão que atingem o país atualmente e os impactos das catástrofes naturais recentes.
  •  
METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

 


migrantes

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

PERÍODO: 12 e 15/09/2011

Demografia: [apostila 3, frente 1, páginas 55 a 57]

  1. Taxas populacionais e pirâmide etária;
  2. Migrações;

OBJETIVO:

  • Compreender o funcionamento das taxas demográficas e interpretar pirâmides etárias;
  • Conhecer os tipos de migrações internas e externas;
  • Discutir sobre a dinâmica populacional de Santa Catarina;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.