sábado, 3 de março de 2012

RETORNO DA SEMANA…..….PERÍODO: 27/02 a 02/03/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – As Paisagens do Mundo – pags 9 a 11

ATENÇÃO: Foi solicitado aos alunos que procurassem paisagens (revistas, impressos, etc) para uma atividade na sexta-feira (09)

Foram aplicados e corrigidos os exercícios das páginas 10 e 11.

Continuamos o conceito de paisagem agora procurando associar a mesma com o tempo. Questionamos os alunos se a paisagem identificada por eles em casa seria igual daqui a 10 anos, e a resposta foi unânime: não. Baseado nisso explicamos que a paisagem é algo estático quando percebida, ela retrata aquele momento, mas ação humana e da natureza se encarregam de modificá-la. Utilizamos imagens da praia do Leme em séculos diferentes (da apostila) para que os alunos notassem as diferenças. Começava com as próprias imagens (uma em preto e branco e outra colorida) onde destacamos as diferenças tecnológicas, além dos elementos em si.

Japão pós-tsunami

 

TSUNAMI NO JAPÃO

UM ELEMENTO NATURAL QUE ALTERA PROFUNDAMENTE A PAISAGEM, ASSUNTO QUE EXPLORAMOS EM SALA DE AULA

 

 

Outro questionamento foi sobre quem altera mais a natureza? Fizemos uma “eleição” onde os alunos apontavam sua opinião. Para minha surpresa os alunos apontaram a natureza. Expliquei que os seres humanos alteram continuamente a paisagem para atender as suas necessidades, e que estão mais concentradas em determinadas áreas sendo provocadas com uma velocidade maior do que a ação da natureza. Porém, as interferências naturais (terremotos, tsunamis, tufões, tornados, secas, vulcões, etc), embora levem mais tempo, geram enormes transformações ambientais e em nível global, ou seja, agem sobre todo o planeta.


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – O Brasil em Mapas e Gráficos – pags. 6, 7, 15, 16 e 18

ATENÇÃO: Temos cobrança e correção de exercícios das páginas 15, 16 e 18.

Aplicamos e corrigimos os exercícios da página 5.

A semana iniciou com a apresentação do professor, apesar de já conhecer a maioria, para os novos alunos. Devido a expansividade de alguns já percebemos a necessidade de fazer um espelho de classe para separar os alunos, o que já foi iniciado pela Coordenação Pedagógica.

Trabalhamos com o conhecimento prévio dos alunos sobre cartografia com questionamentos dos elementos que compõem um mapa. Os alunos relembraram as aulas do ano anterior da qual atuamos com cartografia, identificando o título, legenda, escala, norteador, as cores etc. Aproveitamos para mostrar os tipos de escala gráfica (numérica e gráfica) e com o mapa do Brasil disponível na apostila, solicitei que os alunos descobrissem a distância entre a cidade de Manaus e São Paulo. Alguns alunos conseguiram fazer os cálculos de escala, porém a maioria teve dificuldades. Como este capítulo atua muito com mapas e gráficos, poderemos auxiliar os alunos neste tema.PONTOS EXTREMOS BR

PONTOS EXTREMOS DO BRASIL

Finalizamos a semana com os pontos extremos do Brasil: Serra da Contamana (oeste); Ponta do Seixas (leste); Monte Caburaí (norte) e Arroio Chuí (sul). Também destacamos as fronteiras do Brasil, com destaque para os países que não fazem fronteira (Chile e Equador).


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – O Mundo Atual – pags. 4 a 5

ATENÇÃO:

Aplicamos e os exercícios da página 5.

Iniciamos a segunda com a apresentação do professor para aqueles que ainda não me conheciam.

Começamos o capítulo questionando o mapa da página 4 que mostra os países do Norte e do Sul. Tentamos perceber se os alunos conseguiam identificar o objetivo da linha que separa esses dois blocos mundiais. Do mesmo modo, questionei o que fazia um país ser desenvolvido e para minha surpresa os alunos não conseguiram apontar um critério de desenvolvimento sequer. Claro que devemos considerar que os alunos não tiveram um contato anterior com o assunto, todavia, pelo intenso bombardeio da mídia sobre assuntos referentes imaginei que os alunos tirariam de “letra”. O desafio está proposto.

Na sexta-feira destacamos o conceito o conceito de regionalização (dividir o espaço em áreas que tenham, cada uma, algumas características importantes em comum). Expomos que existem diversas maneiras de agrupar países, os próprios alunos fizeram sugestões como: língua, população, etc.

TIPOS DE REGIONALIZAÇÃO (NATURAL, ESQUERDA E SOCIOECONÔMICA, DIREITA

Regionalização do espaço mundial 2.2 Geografia das inovações tecnológicas

Outro tema foi o significado de Estado (organização política-administrativa da sociedade). Separamos a idéia de Estado-Federação e Estado-Nação e a composição desta última como a necessidade de governo, tribunais, forças armadas, polícia, etc.

Quanto a questão da polícia, tivemos uma discussão sobre o poder coercitivo exercido por esta e a percepção da sociedade sobre mesmo. Não sei se foi uma discussão produtiva, pelo tempo que levou, pois dois alunos com suas percepções (imaturas pela idade, mas importantes para discussão) radicalizaram sobre o tratamento aos infratores da lei. O que mais percebi no discurso dos atores é que há uma confusão de valores, pois o mesmo que prega a radicalidade escuta musica de rappers com histórico de prisões, letras ofensivas a grupos sociais, machismo e apologia a drogas. Outro detalhe é como as marcas de grife povoam a cabeça dos jovens. O marginal era visto, por este aluno em questão, dos pés a cabeça com marcas top, simbolo de poder e riqueza, as mesmas que a classe alta utiliza, contudo, para o ator, é muito fácil diferenciá-los, e pelo jeito deveriam ser impedidos de tal proeza.

Acredito, sinceramente, que dediquei tempo demais para esta discussão, que no final não chegou a nada e ainda passei por uma pessoa que “deveria sair mais de casa”, pela minha suposta ingenuidade ou por acreditar na tolerância social e nas leis. Por isso, peço desculpas aos vários alunos que não participaram desta discussão.


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – Países do Norte – pags 4, 8 e 14.

Aplicamos os exercícios da página 14.

A maratona do nono ano iniciou com a apresentação rápida do professor, pois já conheço a maioria, e a introdução do tema da apostila Países do Norte. Solicitamos aos alunos o que identifica uma país do Norte (desenvolvido), que critérios podem defini-los e que linha divisória separava esses dois blocos.

BLOCOS DO NORTE E DO SUL

northsouth

Identificamos os países do Norte (América Anglo-Saxônica; Europa, países da CEI, Japão, Austrália e Nova Zelândia). Evidenciamos que a denominação de Norte e Sul está associado a uma maior “neutralidade” sem conotação de avanço ou atraso, já que substituíram definições como: Desenvolvidos e Subdesenvolvidos, Ricos e Pobres, Centro e Periferia, Primeiro e Terceiro Mundos. Contudo, no mapa, se levarmos em conta quem está acima ou embaixo não muda muita coisa.

Trabalhamos gráficos circulares ou de pizza onde eram comparados área, população e economia dos blocos Norte e Sul, que apresentavam as principais diferenças entre eles. Também uma tabela com os principais dados socioeconômicos dos blocos continentais. Identificamos cada um dos indicadores para que os alunos não tivessem alguma dúvida.

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

APOSTILA 1 – Introdução ao estudo cartográfico – págs 11 a 16.

Corrigimos os exercícios das páginas 11 a 13 “Para Construir 1,2,3,4ab”; “Para Praticar 1,2”.

Aplicamos o exercício da página 16 para a turma 311.

Na primeira aula da semana aproveitamos a correção de exercícios para trabalhar as dimensões geográficas; conceitos de cálculo de escala e orientação; as economias emergentes; espaço contínuo e descontínuo; critérios de região; escalas geográficas tendo como pano de fundo o 11 de Setembro 2001 e interpretação de mapas.

Na segunda aula, 311 e 313, iniciamos o conceito de Espaço Geográfico utilizando a Avenida Paulista em épocas diferentes para mostrar a produção do espaço no tempo histórico e principalmente a sua mudança de significado, pois ela inicia como um loteamento, rua de famílias abastadas (época do café) e a transformação na “avenida econômica do Brasil” após os anos 60.

Até a próxima “blogagem”…

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

HORÁRIO DE GEOGRAFIA–FUNDAMENTAL II E MÉDIO

 

 

AULAS

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

1° ANO - 311

9° ANO

6° ANO

7° ANO

6° ANO

 

1° ANO - 311

8° ANO

9° ANO

1° ANO - 313

6° ANO

7° ANO

9° ANO

1° ANO - 313

8° ANO

7° ANO

 

8° ANO

domingo, 26 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL DE GEOGRAFIA…………….. PERÍODO: 27/02 a 02/03/2012…………………………………..

 

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SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 01 E 02/03/2012

As Paisagens do Mundo:      [apostila 1, páginas 4 a 13]

  1. O que é paisagem?;
  2. A paisagem e o tempo;

OBJETIVO:

  • Conceituar paisagem;
  • Reconhecer os elementos da paisagem;
  • Comparar diferentes paisagens;
  • Conceituar natureza;
  • Identificar as relações entre tempo e paisagem;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Exploração das imagens da apostila;

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 27 e 29/02/2012

O Brasil em Mapas e Gráficos:      [apostila 1, páginas 4 a 14]

  1. Apresentação do professor;
  2. O Brasil nos mapas;
  3. Representando dados em forma de gráficos;

OBJETIVO:

  • Ler e interpretar mapas;
  • Ler, interpretar e construir diferentes tipos de gráficos;
  • Situar as fronteiras internacionais do Brasil;
  • Calcular escalas;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Exploração das imagens disponíveis na apostila e construção de gráficos

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe. Poderemos avaliar os gráficos construídos pelos alunos;


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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 27/02 e 02/03/2012

O Mundo Atual: Unidade e Diversidade:        [apostila 1, páginas 4 a 16]

  1. Apresentação do professor;
  2. Como estudar o mundo em que vivemos?;
  3. O que é Estado?;
  4. O nosso mundo é um só (Globalização);

OBJETIVO:

  • Definir espaço mundial;
  • Reconhecer que há várias formas de analisar o espaço mundial;
  • Reconhecer que o espaço mundial pode ser regionalizado sob inúmeros pontos de vistas;
  • Identificar o processo de globalização e as diferenças existentes entre os países;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Exploração dos mapas e imagens disponibilizadas na apostila

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO:  29/02/2012

Países do Norte:           [apostila 1, páginas 4 a 15]

  1. Apresentação do professor
  2. O Norte e o Sul;
  3. Os países do Norte;

OBJETIVO:

  • Reconhecer a divisão Norte-Sul;
  • Identificar os países que integram o Norte;
  • Identificar os subconjuntos que compõem o Norte;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com aplicação de exercícios. Utilizaremos as imagens e mapas disponibilizadas na apostila.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311

PERÍODO: 27/02 e 02/03/2012

ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir nas páginas 11 a 13 – “Para Construir” (1,2,3,4ab); “Para Praticar” (1,2).

O Espaço Geográfico e a Industrialização:          [apostila 1, páginas 14 a 27]

  1. O que é produção do espaço?;
  2. Espaço geográfico: diferenças devidas ao grau de desenvolvimento;
  3. A industrialização da humanidade;
  4. Industrialização original ou clássica;
  5. Revolução industrial e espaço geográfico;

OBJETIVO:

  • Identificar a ação da sociedade no processo de transformação da natureza original;
  • Reconhecer as diferenças entre as paisagens, que são produzidas tanto pela natureza quanto pela ação humana;
  • Identificar as relações entre industrialização e organização do espaço geográfico;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 313

PERÍODO: 01/03/2012

ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir nas páginas 11 a 13 – “Para Construir” (1,2,3,4ab); “Para Praticar” (1,2).

O Espaço Geográfico e a Industrialização: [apostila 1, páginas 14 a 27]

  1. O que é produção do espaço?;
  2. Espaço geográfico: diferenças devidas ao grau de desenvolvimento;
  3. A industrialização da humanidade;
  4. Industrialização original ou clássica;
  5. Revolução industrial e espaço geográfico;

OBJETIVO:

  • Identificar a ação da sociedade no processo de transformação da natureza original;
  • Reconhecer as diferenças entre as paisagens, que são produzidas tanto pela natureza quanto pela ação humana;
  • Identificar as relações entre industrialização e organização do espaço geográfico;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será um processo contínuo de participação e compreensão do aluno no tema proposto, bem como atividades em sala e extra-classe.

RETORNO DA SEMANA………..PERÍODO: 23 a 24/02/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 1 – As Paisagens do Mundo

Após o Carnaval iniciou-se as aulas do ensino fundamental II, tendo nesta semana, apenas contato com o sexto ano, uma turma ativa que promete muito. Na aula de quinta-feira fizemos nossa apresentação e explicamos sobre a área de estudo da Geografia.

Como os alunos ainda não tinham recebido o apostila, na sexta-feira, iniciamos a primeira aula com tema “paisagens” solicitando que os mesmos imaginassem uma paisagem e que replicassem no caderno os elementos. As respostas do alunos foram diversas, no geral, eles associam paisagem com algo idílico, isto é, lindo, maravilhoso, colorido sem ação humana ou mesmo sem o próprio. Outros alunos associaram algo parecido com uma praça, onde elementos culturais se fazem presentes. Por último, alguns trouxeram elementos fantasiosos como heróis de quadrinhos e de games. Fotos de paisagens naturaisProcurei mostrar que para a Geografia a paisagem é tudo que a nossa visão alcança, independente do que se faz presente a nós.

A PAISAGEM VISTA PELOS ALUNOS COMO ALGO INTOCÁVEL, “PERFEITO”.

Que mesmo eu olhando o fundo da sala devo considerar esta uma paisagem, composta de elementos culturais. Aproveitei o ensejo para conceituar elementos naturais e elementos culturais.

Na segunda aula, apesar dos alunos já terem recebido a apostila, optei em trazer revistas e solicitei que os alunos escolhessem uma paisagem e daí descrevê-la, na mesma situação da aula anterior, contudo, os alunos não fariam uma visualização própria e sim sugerida pela revista, apesar de ser uma escolha individual. Fizemos o mesmo exercício, descrevendo os elementos e insistindo com os alunos na questão que o ser humano com sua técnica e tecnologia também fazem parte e é participante ativo da paisagem.

Na próxima semana inciaremos a apostila no capítulo 1 com o mesmo tema. 

 


 

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

APOSTILA 1 – Cap 2 Entendendo Escalas e Regiões – págs 6 a 13.

ATENÇÃO: Temos exercícios para corrigir nas páginas 11 a 13 – Para Construir” (1,2,3,4ab); Para Praticar” (1,2).

Corrigimos os exercícios da página 5.

Trabalhamos o segundo capítulo da apostila que tinham como temas as escalas (cartográfica e geográfica) e regionalização.

Com a frase “Pense globalmente, aja localmente” iniciamos a discussão sobre as dimensões geográficas, trazendo para a discussão ambiental, nós exercitamos as escalas geográficas do espaço.

Explicamos que na Geografia temos dois tipos de escala: a cartográfica de teor quantitativo, presente nos mapas e que demonstra a redução de um terreno para facilitar a interpretação da área. A escala cartográfica pode ser numérica ou gráfica e tem por objetivo mensurar distâncias. escalaComo os alunos receberam um suplemente cartográfico separado, escolheremos aulas futuras para aprofundar este conhecimento.

TIPOS DE ESCALAS, NUMÉRICA ACIMA E GRÁFICA EMBAIXO.

Já a escala geográfica, apesar de ter uma dimensão quantitativa (área) ela é mais qualitativa, pois ocorrem as relações e interações entre os elementos físicos e humanos na construção do espaço.

Outro conceito trabalhado foi a região, importante para estudos futuros propostos pela apostila. Explicamos que regionalizar é dividir, organizar ou agrupar áreas que apresentam características em comum. Utilizamos como exemplo as regiões do Brasil de acordo com IBGE e Geoeconômica e suas particularidades, onde enfatizamos que o modo como queremos interpretar a área define a regionalização. O mapa do IBGE foi confeccionado se baseando, principalmente, não exclusivamente, nas questões naturais, enquanto a Geoconômica avalia as questões socioeconômicas, criando uma situação onde a região não obedece as fronteiras dos estados.

 

 

Até a próxima “blogagem”…