sábado, 19 de maio de 2012

RETORNO DA SEMANA – PERÍODO: 14/05 a 18/05/2012

 

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – A Terra: Forma e Movimentos – pags 21 a 29 

 

ATENÇÃO:

  • Para a entrega do trabalho-maquete nesta semana.
  • Temos deveres nas paginas 30 e 31. 
 

Trabalho “Maquete” sobre Sistema Solar

Entrega: 23 ou 25 de maio;

Número de Participantes: Individual, Dupla, Trio ou Quarteto (no máximo)

Atividade: O(s) aluno(s) deverão construir uma maquete, móbile ou algo criativo que demonstre o Sistema Solar.

Obrigatório: No Sistema Solar obrigatoriamente deverão constar o Sol, os oito planetas e a Lua com tamanho proporcional (dentro das possibilidades, não é necessário seguir à risca as dimensões, contanto que fique evidenciado as proporções).

Opcional: poderão constar (considere não obrigatório ou decisivo na nota, apenas como complemento): o cinturão de asteroides (na posição correta – entre dois planetas – pesquise quais são), Plutão (devidamente identificado como planetoide ou planeta anão); poderão também constar cometas e as luas de outros planetas;

Proibido: O(s) aluno(s) não devem inserir espaçonaves “extraterrestres”, heróis espaciais, teorias ou qualquer outro elemento que fuja da compreensão científica.

 

Apresentamos o movimento terrestre de rotação e suas consequencias como o dia e a noite, os fusos horários, o desvio para oeste das massas líquidas e de ar, o abaulamento no Equador e achatamento nos polos. Tambem comentamos sobre o movimento de translação e sua principal consequência as quatro estações. Evidenciamos que a inclinação do planeta é o diferencial para a desigualdade de iluminação e energia na Terra. Que no período do verão e do inverno um dos polos fica 3 meses na escuridão ou dia. 0013n076

Como a Terra é inclinada (aproximadamente 23°), a iluminação solar, e sua consequente energia, se apresenta “desigualmente” durante o ano. Isto gera nas regiões abaixo dos trópicos, quatro estações bem definidas. Observe nos polos que há um iluminado e outro na escuridão. Isto é o reflexo de uma estação do ano onde os polos vivem a situação apresentada durante 3 meses consecutivos. Observando esta figura, você conseque identificar qual é o hemisfério (N ou S) mais iluminado e qual estação se apresenta? (Não esquecer que a linha do Equador segue a inclinação do eixo).

Apresentamos as principais posições do planeta durante o ano que marcam o inicio das estações. Explicamos que os solstícios marcam a posição do sol em um dos trópicos (capricórnio ou câncer) e que os equinócios posicionam o Sol na Linha do Equador.

Comentamos sobre fusos horários; que a cada 15° temos uma hora, (24x15°=360°). Como a Terra gira no sentido oeste-leste, todos os horários a leste estão adiantados em relação ao oeste (utilizamos exemplos de países como Austrália em comparação com o Brasil). Que os fusos são adaptados pelos países para evitar muitas horas diferentes. Que no caso brasileiro, nós possuímos 3 fusos horários devido a sua extensão leste-oeste (fusos das ilhas, de Brasília e do Oeste). O país que apresenta o maior número de fusos horários é a Rússia (onze ao todo).HORaRIO DE VERAO 2007 Fim

 

 

O horário de verão inicia-se quando adiantamos uma hora no relógio, aumentando as horas de iluminação (geralmente escurece por volta das 20 horas). Para estados muito próximos da linha do Equador, este efeito é praticamente nulo, por isso não adotam o horário de verão.

 

 

Pontuamos que o Brasil criou o horário de verão para economizar energia; que o maior pico de consumo é no período das 18 as 21 horas e que a economia oscila em torno de 5 a 7%. Com a mudança em uma hora, no período deste horário, temos mais horas de iluminação, o que diminui a utilização de lâmpadas, chuveiros etc.

 

 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Agricultura e Pecuária – pags. 27 a 32 

 

TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS

ENTREGA: 28 E 30/05/2012;

GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show;

É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado.

RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito.

O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto;

TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):

  1. Identificar a empresa (nome jurídico da empresa, não as suas marcas),
  2. Ano de fundação,
  3. local de origem (cidade e estado);
  4. Empresa nacional ou multinacional (em caso de multinacional é obrigatório o país da Matriz);
  5. Mercado de atuação (estado, região, Brasil ou para exportação, neste caso quais países?)
  6. Identificar os produtos agrícolas que ela trabalha (milho, trigo, feijão, soja, cacau, café etc);
  7. A ou as marcas que ela possui no mercado;
  8. Os tipos de produtos (enlatados, “in natura”, fast food, matéria-prima para outras indústrias, congelados etc.);
  9. Geralmente esses sites possuem imagens. Podem ser da empresa, das máquinas, dos produtos, trabalhadores etc.
  10. O trabalho do grupo (o cuidado na produção do trabalho);

 

Na segunda-feira corrigimos a atividade das características dos principais produtos agrícolas do Brasil, destacando a produção, a origem, e as funções de importação e exportação. Explicamos o trabalho que os alunos deverão apresentar.

comentamos sobre a pecuária e seu destaque no Brasil como principal exportador de carnes do mundo (frango, suino e bovino). O Brasil apesar de não ter o maior rebanho do mundo (cerca de 200 milhões de cabeças) é o maior produtor comercial, pois a Índia (maior número de cabeças) considera a vaca um animal sagrado. Mostramos sobre os principais estados produtores de cada segmento (aviário, bovino, suíno e caprino).11321862-pictures-of-different-types-of-livestock-cows-horses-pigs-and-sheep

Tipos de Pecuária. O Brasil é o principal exportador de carnes e derivados de aves, suínos e bovinos. Apesar de ter uma população grande, o seu foco é para exportação. A carne suína ainda enfrenta “preconceitos”; as aves, intensamente consumidas, se destacam quando a carne bovina está com preços altos. Já esta última, com o controle da febre aftosa no Brasil, vem ganhando mercados mundo a fora, pois o boi brasileiro leva vantagem já que pasta regularmente (país tropical, grandes áreas) com acréscimo de alguma ração, diferente de outros países que aplicam exclusivamente ração em grande parte do ano. A introdução de proteínas animais na dieta bovina (restos de ossos na ração), como ocorreu no Reino Unido, gerou a doença da vaca louca que obrigou o governo a sacrificar milhares de cabeças de gado.

 

Finalizamos com a estrutura fundiária do Brasil, onde existem grandes propriedades inaproveitadas ou mal utilizadas (latifúndios), grandes extensões de terras com intuito de produção para exportação, propriedades médias e minifúndios (neste último explicamos que a mão-de-obra é familiar), com função de atender o mercado interno. Fizemos um comentário sobre reforma agrária e sua importância para a geração de renda e produção interna de alimentos. 

 

 


OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – México – pags. 24 a 30 

 

ATENÇÃO: Temos deveres para corrigir nas páginas 32 e 33 (continuação do exercício 5).

 

TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO

ENTREGA: 01/06/2012

GRUPOS: Individual, dupla ou trio;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios).

TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):

  1. Conceito de bloco econômico;
  2. Conceito de NAFTA;
  3. Países participantes do NAFTA;
  4. Vantagens para o México da sua participação no NAFTA ;
  5. Desvantagens para o México da sua participação no NAFTA;

Evidenciamos a questão populacional do México. Suas antigas civilizações, o impacto com a chegada dos europeus. Comentamos sobre a Cidade do México, um dos maiores aglomerados urbanos do mundo.

Na sexta-feira, destacamos as atividades econômicas mexicanas como as principais indústrias, o turismo, produção agrícola e extração mineral, com destaque ao petróleo, que desde a década de 70 é o principal produto de exportação. acapulco

 

Acapulco, um dos grandes destinos turísticos do México e importante gerador de renda para o país.

 

Demonstramos que um dos elementos que prejudica um país com tantos recursos e uma população grande é a inflação (aumento descontrolado dos preços dos produtos e achatamento dos salários) que limita o consumo de um país e gera grandes desigualdades e desemprego. Explicamos que a dívida externa do México é parecida com a brasileira, porém, como o PIB é menor, acaba sendo mais onerosa para o país. Aproveitamos e conceituamos dívida externa, pois alguns alunos acham que o Brasil já pagou a sua dívida externa.

Outro tema trabalhado foi a questão agrária do México, um país latino-americano tão parecido com os outros, com concentração de terras. Contudo, nos anos 30 viveu uma reforma agrária que possibilitou ao país independência na produção de alimentos, pois com o seu tamanho, o país usava as terras para exportação ou especulação. 350px-Subcomandante_Marcos

Subcomandante Marcos, líder do Exército Zapatista, localizada na região de Chiapas, extremo sul do México e região mais pobre do país. A ocupação de cidades da região e os conflitos armados com o exército oficial, chamou a atenção do mundo para esta parte do México e possibilitou um início de diálogo entre governo e os zapatistas

 

Finalizamos com o conflito da região de Chiapas, formada por camponeses descendentes de maias e que é a área mais pobre do México. A formação de guerrilheiros chamados zapatistas (em homenagem Emiliano Zapata) para enfrentar o governo na região resultou em diálogo para a melhoria das condições dos camponeses.

 

 


NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

APOSTILA 2 – Iugoslávia– pags diversas

ATENÇÃO: Temos a entrega do trabalho sobre o filme “Welcome to Sarajevo” para a proxima semana.

 

                                                            TRABALHO IUGOSLÁVIA

ENTREGA: 23/05/2012 – Individual.

ASSUNTO: Após as aulas sobre a desintegração da Iugoslávia e o vídeo “Welcome to Sarajevo” os alunos deverão apresentar um ensaio-resumo com os seguintes temas:

1° Parte: Um resumo sobre o conflito na Bósnia-Hezergovina;

2° Parte: Um resumo sobre o filme “Welcome to Sarajevo”;
3° Parte: A partir do filme e das aulas apresentadas, o aluno deve fazer uma ensaio com o mínimo de 15 linhas sobre quaisquer destes temas, como o conflito civil, a questão da imprensa, as principais vítimas, o revanchismo, questões étnicas e religiosas ou qualquer assunto que chamou a sua atenção. Lembrando, deve ser um comentário seu, sobre nenhuma hípótese deve ser uma opinião de outro.

AVALIAÇÃO:
                      1° Parte – até 2,5 pontos;
                      2° Parte – até 2,5 pontos;
                      3° Parte – até 5,0 pontos;

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Como complemento das aulas sobre a Antiga Iugoslávia levamos aos alunos um vídeo chamado “Welcome to Sarajevo” que apresenta um retrato do conflito que houve nesta cidade, a principal do Bósnia-Herzegovina. Os alunos tiveram a oportunidade de observar um conflito civil onde as maiores vitimas são as crianças e mulheres e idosos. Também foca no dia-a-dia de um reporter entre a neutralidade da profissão e sua participação ativa no conflito.

 

 

 


PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 311 e 313

APOSTILA 1 – Frente 3 – págs 12 a 19.

ATENÇÃO:

  • Turma 311 temos atividades na apostila 1 – páginas 19 a 22.
  • Turma 313 trazer a apostila 2;
                           TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL

ENTREGA
: 31/05/2012 ---- Turma 313
                      28/05 e 01/06/2012 ---- Turma 311

APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional;

TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteadas e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasi. Será uma apresentação, com nota específica para o grupo;

TEMAS:

             1° Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania);

             2° Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc.

             3° Imagens, mapas;

             4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil;

             5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados. A utilização de vídeo não impede  o grupo de ser questionado, bem como comentários obrigatórios;

             6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc.
 
             7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é, o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social;

Na semana passada apresentamos as principais características do Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan e Hong Kong*) como parte do capitulo da apostila “Países do Sul, países periféricos ou de industrialização tardia” onde evidenciamos as políticas governamentais que atraíram o capital e as índustrias para os Tigres; o incremento do mercado consumidor interno; as características da cultura asiática para o trabalho e educação; as atividades econômicas da Coreia do Sul e o significado dos Chaebols (grandes conglomerados de empresas).

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Cingapura, um grande candidato a se tornar país desenvolvido

Nesta semana continuamos a industrialização do Sul com a África do Sul e suas principais riquezas e o desafio de superar os atrasos sofridos pelos negros devido ao Apartheid. A inflação como elemento de achatamento de salários e consequente redução do mercado interno, além de ser um inibidor do crescimento econômico. O projeto de atração de capital dos chineses que criaram uma situação sui generis onde a política e o sistema interno é socialista e a economia e mercado externo é capitalista. Por último, identificamos as principais atividades da ìndia, como a produção de softwares, cinema, call centers e informática em geral.

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Uma das grandes empresas de produção de software da ìndia. Ex-colônia do Reino Unido, a Índia possui um grande número de pessoas que dominam a língua inglesa, facilitando a atuação deste país em área de software, call center etc.

Nesta situação os alunos puderam trabalhar mapas, pois algumas questões exigiam a interpretação dos mesmos, criticidade e temas que chamaram a atenção como inflação, produção de softwares e Apartheid

* Cidade pertencente à China , porém com autonomia econômica até determinado tempo.

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Até a próxima “blogagem”…

domingo, 13 de maio de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL – PERÍODO: 14 a 18/05/2012

 

fusos

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 16 e 18/05/201

Trabalho “Maquete” sobre Sistema Solar

Entrega: 23 ou 25 de maio;

Número de Participantes: Individual, Dupla, Trio ou Quarteto (no máximo)

Atividade: O(s) aluno(s) deverão construir uma maquete, móbile ou algo criativo que demonstre o Sistema Solar.

Obrigatório: No Sistema Solar obrigatoriamente deverão constar o Sol, os oito planetas e a Lua com tamanho proporcional (dentro das possibilidades, não é necessário seguir à risca as dimensões, contanto que fique evidenciado as proporções).

Opcional: poderão constar (considere não obrigatório ou decisivo na nota, apenas como complemento): o cinturão de asteroides (na posição correta – entre dois planetas – pesquise quais são), Plutão (devidamente identificado como planetoide ou planeta anão); poderão também constar cometas e as luas de outros planetas;

Proibido: O(s) aluno(s) não devem inserir espaçonaves “extraterrestres”, heróis espaciais, teorias ou qualquer outro elemento que fuja da compreensão científica.

 

A Terra – Forma e Movimentos:      [Apostila 2, páginas 21 a 28]

  1. Os movimentos da Terra;

OBJETIVOS:

  • Descrever os movimentos de rotação e translação da Terra;
  • Explicar a relação do movimento de rotação com os fusos horários e os fusos horários brasileiros;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14 e 16/05/2012

ATENÇÃO: Temos deveres para segunda: Principais produtos agrícolas (apostila 2, páginas 23 a 26). Registrar no caderno duas características dos produtos agrícolas destacados na apostila.

O trabalho abaixo será explicado na segunda-feira.

TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS

ENTREGA: 28 E 30/05/2012;

GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show;

É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado.

RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito.

O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto;

TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):

  1. Identificar a empresa (nome jurídico da empresa, não as suas marcas),
  2. Ano de fundação,
  3. local de origem (cidade e estado);
  4. Empresa nacional ou multinacional (em caso de multinacional é obrigatório o país da Matriz);
  5. Mercado de atuação (estado, região, Brasil ou para exportação, neste caso quais países?)
  6. Identificar os produtos agrícolas que ela trabalha (milho, trigo, feijão, soja, cacau, café etc);
  7. A ou as marcas que ela possui no mercado;
  8. Os tipos de produtos (enlatados, “in natura”, fast food, matéria-prima para outras indústrias, congelados etc.);
  9. Geralmente esses sites possuem imagens. Podem ser da empresa, das máquinas, dos produtos, trabalhadores etc.
  10. O trabalho do grupo (o cuidado na produção do trabalho);

 

Agricultura e Pecuária:      [Apostila 2, páginas 27 a 32]

  1. A pecuária;
  2. Estrutura fundiária e reforma agrária;

 

OBJETIVOS:

  • Identificar os principais produtos agrícolas do Brasil e as criações de destaque na pecuária brasileira;
  • Caracterizar a estrutura fundiária brasileira e identificar os problemas a ela relacionados;
  • Conceituar reforma agrária;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 14 e 18/05/2012

O trabalho abaixo será explicado na segunda-feira.

TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO

ENTREGA: 01/06/2012

GRUPOS: Individual, dupla ou trio;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios).

TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):

  1. Conceito de bloco econômico;
  2. Conceito de NAFTA;
  3. Países participantes do NAFTA;
  4. Vantagens para o México da sua participação no NAFTA ;
  5. Desvantagens para o México da sua participação no NAFTA;

 

 

México:       [Apostila 2, páginas 24 a 33]

  1. População;
  2. Lutas camponesas e reforma agrária;

OBJETIVOS:

  • Conhecer as características populacionais do México;
  • Reconhecer as lutas camponesas e seus reflexos nos dias de hoje;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 16/05/2012

 

Iugoslávia:        [Apostila 2 páginas 26 a 36]

  1. Vídeo “Welcome to Sarajevo”

OBJETIVOS:

  • Complementar as aulas sobre a Iugoslávia;

METODOLOGIA:

Vídeo-aula.

AVALIAÇÃO:

Após os alunos assistirem partes do filme “Welcome to Sarajevo” os mesmos deverão produzir um ensaio sobre o que assistiram focando nas questões discutidas anteriormente em sala.

 


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 14 e 18/05/2012

 

Países do Sul…: [Apostila 1, páginas 15 a 22]

  1. África do Sul;
  2. América Latina;
  3. Índia e China;

OBJETIVOS:

  • Identificar os diferentes processos de industrialização em diferentes grupos de países do Sul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


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PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 17/05/2012

 

Países do Sul…: [Apostila 1, páginas 15 a 22]

  1. África do Sul;
  2. América Latina;
  3. Índia e China;

OBJETIVOS:

  • Identificar os diferentes processos de industrialização em diferentes grupos de países do Sul;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….