domingo, 20 de maio de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL– PERÍODO: 21/05 a 25/05/2012

 

four_spheres

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23 e 25/05/2012

ATENÇÃO:

  1. Nesta semana temos a entrega do trabalho sobre o Sistema Solar.
  2. Temos deveres para correção páginas 30 e 31.

Trabalho “Maquete” sobre Sistema Solar

Entrega: 23 ou 25 de maio;

Número de Participantes: Individual, Dupla, Trio ou Quarteto (no máximo)

Atividade: O(s) aluno(s) deverão construir uma maquete, móbile ou algo criativo que demonstre o Sistema Solar.

Obrigatório: No Sistema Solar obrigatoriamente deverão constar o Sol, os oito planetas e a Lua com tamanho proporcional (dentro das possibilidades, não é necessário seguir à risca as dimensões, contanto que fique evidenciado as proporções).

Opcional: poderão constar (considere não obrigatório ou decisivo na nota, apenas como complemento): o cinturão de asteroides (na posição correta – entre dois planetas – pesquise quais são), Plutão (devidamente identificado como planetoide ou planeta anão); poderão também constar cometas e as luas de outros planetas;

Proibido: O(s) aluno(s) não devem inserir espaçonaves “extraterrestres”, heróis espaciais, teorias ou qualquer outro elemento que fuja da compreensão científica.

 

A Superfície da Terra:        [Apostila 2, páginas 32 a 35]

  1. Correção de exercicios;
  2. Entrega e avaliação do trabalho do Sistema Solar;
  3. O que é a superfície terrestre?

OBJETIVOS:

  • Caracterizar a superfície terrestre e reconhecer que ela é constituída de camadas;
  • Identificar as relações existentes entre a biosfera, a atmosfera e a hidrosfera;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


urban

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21 e 23/05/2012

 

TRABALHO INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS BRASILEIRAS

ENTREGA: 28 E 30/05/2012;

GRUPOS: Individual, duplas, trios ou quartetos;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar na internet uma indústria que trabalhe com produtos alimentícios e apresentar em sala de aula utilizando o data show;

É obrigatório uma indústria. Não confundir com uma distribuidora ou empresa de atacado.

RECURSOS: Poderá ser em power point ou vídeo, ou se preferir, apresentação sem esses recursos com um trabalho escrito.

O aluno deverá produzir um CD ou arquivo para entrega ao professor (pode ser pen drive ou e-mail. PS: o aluno deverá aguardar a resposta do e-mail para garantir que o arquivo chegou ao seu destino correto;

TEMAS DE AVALIAÇÃO (serão duas notas, uma da apresentação do grupo ou individual e a nota do trabalho em si):

  1. Identificar a empresa (nome jurídico da empresa, não as suas marcas),
  2. Ano de fundação,
  3. local de origem (cidade e estado);
  4. Empresa nacional ou multinacional (em caso de multinacional é obrigatório o país da Matriz);
  5. Mercado de atuação (estado, região, Brasil ou para exportação, neste caso quais países?)
  6. Identificar os produtos agrícolas que ela trabalha (milho, trigo, feijão, soja, cacau, café etc);
  7. A ou as marcas que ela possui no mercado;
  8. Os tipos de produtos (enlatados, “in natura”, fast food, matéria-prima para outras indústrias, congelados etc.);
  9. Geralmente esses sites possuem imagens. Podem ser da empresa, das máquinas, dos produtos, trabalhadores etc.
  10. O trabalho do grupo (o cuidado na produção do trabalho);

 

Urbanização:     [Apostila 2, páginas 38 a 41]

  1. Aplicação de exercícios;
  2. Urbanização do Brasil;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as principais características do espaço brasileiro;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


central_america_en

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 21 e 25/05/2012

ATENÇÃO: Temos correção de exercícios das páginas 31 a 33.

TRABALHO NAFTA NA VISÃO DO MÉXICO

ENTREGA: 01/06/2012

GRUPOS: Individual, dupla ou trio;

ATIVIDADE: Os alunos deverão pesquisar a relação do México com o NAFTA, e entregar um trabalho escrito de no máximo 3 folhas, excetuando a introdução, conclusão, bibliografia e anexos (obrigatórios).

TEMAS DE AVALIAÇÃO (os itens 4 e 5 tem maior peso na nota):

  1. Conceito de bloco econômico;
  2. Conceito de NAFTA;
  3. Países participantes do NAFTA;
  4. Vantagens para o México da sua participação no NAFTA ;
  5. Desvantagens para o México da sua participação no NAFTA;

 

América Central:     [Apostila 2, páginas 34 a 41]

  1. Correção de exercícios;
  2. Características gerais;
  3. América Central continental;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a América Central continental;
  • Identificar aspectos históricos e econômicos da América Central continental;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


1321083447_987738b

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 23/05/2012

ATENÇÃO: Para entrega, nesta semana, do trabalho sobre a Iugoslávia.

                                        TRABALHO IUGOSLÁVIA

ENTREGA: 23/05/2012 – Individual.

ASSUNTO: Após as aulas sobre a desintegração da Iugoslávia e o vídeo “Welcome to Sarajevo” os alunos deverão apresentar um ensaio-resumo com os seguintes temas:

1° Parte: Um resumo sobre o conflito na Bósnia-Hezergovina;

2° Parte: Um resumo sobre o filme “Welcome to Sarajevo”;
3° Parte: A partir do filme e das aulas apresentadas, o aluno deve fazer uma ensaio com o mínimo de 15 linhas sobre quaisquer destes temas, como o conflito civil, a questão da imprensa, as principais vítimas, o revanchismo, questões étnicas e religiosas ou qualquer tema que chamou a sua atenção. Lembrando, deve ser um comentário seu, sobre nenhuma hípótese deve ser uma opinião de outro (internet).

AVALIAÇÃO:
1° Parte – até 2,5 pontos;
2° Parte – até 2,5 pontos;
3° Parte – até 5,0 pontos;

 

CEI: Aspectos Gerais:     [Apostila 2, páginas 40 a 47]

  1. Introdução;
  2. Formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI);
  3. Aspectos físicos;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer o processo de desagregação da União Soviética;
  • Conhecer os aspectos físicos da região;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


marx

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 21 e 25/05/2012

ATENÇÃO:

  1. Temos correção dos exercícios das páginas 19 a 22.
  2. Na sexta-feira trazer a apostila 2.

 

                                  TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL

ENTREGA
: 28/05 e 01/06/2012 ---- Turma 311

APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional;

TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteados e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasil; Será uma apresentação, com nota específica para o grupo;

TEMAS:

Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania);

Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc.

3° Imagens, mapas;

4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil;

5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados; a utilização de vídeo não impede que o grupode ser questionado, bem como comentários;

6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc.

7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social;

 

Antigo Segundo Mundo:    [Apostila 2, páginas 3 a 9]

  1. Correção de exercícios;
  2. Avanços e recuos do Socialismo;
  3. Socialismo ideal e socialismo real;

OBJETIVOS:

  • Conceituar socialismo real;
  • Diferenciar socialismo ideal de socialismo real;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


lenin

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO:

ATENÇÃO: Trazer a apostila 1 e 2 para quinta-feira;

                             TRABALHO DESIGUALDADES NOS PAÍSES DO SUL

ENTREGA
: 31/05/2012 ---- Turma 313


APRESENTAÇÃO: Power Point, vídeo ou apresentação tradicional;

TRABALHO: Os alunos deverão escolher dois países de regiões do Sul já previamente sorteados e localizar os principais dados sociais, além de comparar com um país do Norte e do Brasil; Será uma apresentação, com nota específica para o grupo;

TEMAS:

Regiões sorteadas (América do Sul, América Central, Oriente Médio, Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Oceania);

Indicadores: Taxas de natalidade, mortalidade, mortalidade infantil, fecundidade, expectativa de vida, IDH, analfabetismo, renda per capita, dados relacionados a alimentação, saúde, moradia, etc.

3° Imagens, mapas;

4° O grupo deverá fazer uma comparação dos dados dos dois paises da região com um do Norte e do Brasil;

5° É importante que o grupo conheça os conceitos dos indicadores, pois serão questionados; a utilização de vídeo não impede que o grupode ser questionado, bem como comentários;

6° O grupo deve trazer causas dos problemas sociais de um dos países escolhidos, como guerras, corrupção, dedicação ao mercado externo etc.

7° Os dois países escolhidos devem ser díspares, isto é o melhor e o pior da região para evidenciar o nível de desenvolvimento social;

 

Antigo Segundo Mundo: [Apostila 2, páginas 3 a 9]

  1. Aplicação e correção de exercícios;
  2. Avanços e recuos do Socialismo;
  3. Socialismo ideal e socialismo real;

OBJETIVOS:

  • Conceituar socialismo real;
  • Diferenciar socialismo ideal de socialismo real;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….