domingo, 10 de junho de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL_-_PERÍODO: 11 a 15/06/2012

 

volcanism

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 13 e 15/06/2012

 

A Superfície da Terra:     [Apostila 2, páginas 43 a 46]

  1. Os abalos sísmicos e os vulcões;

 

OBJETIVOS:

  • Identificar a relação entre vulcões e abalos sísmicos;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

Lista de Exercícios - 6° Ano

1. Conceituar:

         1.1. Universo;

          1.2. Planetas;

          1.3. Estrelas;

          1.4. Galáxias;

          1.5. Planetoides;

          1.6. Cometas;

          1.7. Meteoroides, meteoros e meteoritos;

2. Quais são os planetas do Sistema Solar em ordem a partir do Sol?

3. O que é o movimento de rotação? Aponte duas consequências deste deslocamento terrestre.

4. O que é movimento de translação? Aponte uma consequência deste movimento terrestre.

5. Quantos fusos existem em nosso planeta e quantos atravessam o Brasil?

6. Diferencie equinócio de solstício.

7. Quais são as grandes “esferas” do nosso planeta? Explique cada um deles.

8. Como podemos dividir a estrutura terrestre? (partes do planeta)

9. O que são placas tectônicas? Dê exemplos de três placas.

10. Por que no Brasil não existe atividade vulcânica, nem terremotos muitos intensos?

11. Em geral, onde os terremotos acontecem?

12. O que é vulcanismo?

13. Na página 44, aponte as principais partes de um vulcão.

14. Onde as erupções vulcânicas ocorrem?

 
 

SI-EXAME

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11 e 13/06/2012

Assuntos Gerais:   [Apostila  2, páginas 04 a 50]

  1. Lista de Exercícios da apostila 2 para prova (20/06)

OBJETIVOS:

  • Auxiliar os alunos nos temas da avaliação mensal;

METODOLOGIA:

Aplicação de exercícios e correção.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

Lista de Exercícios - 7° Ano

1. Conceitue industrialização.

2. Quais foram os fatores que propiciaram a industrialização no Brasil?

3. Por que a posição geográfica favoreceu a industrialização de São Paulo?

4. O que são empresas transnacionais?

5. Um dos fatores que permitiu a desconcentração industrial no Brasil foi a deseconomia de escala. Explique o por quê?

6. Na economia o que significa guerra fiscal?

7. Quais são as novas indústrias da Terceira Revolução Industrial?

8. Diferencie espaço rural de espaço agrário.

9. Conceitue agronegócio. Quais são os sistemas integrados de produção do agronegócio?

10. Quais são os principais produtos agrícolas do Brasil?

11. Cite as principais criações da pecuária.

12. Conceitue estrutura fundiária.

13. Diferencie urbanização de crescimento das cidades.

14. Quando se iniciou a urbanização no Brasil?

15. Cite as principais funções de uma cidade.

16. Conceitue metropolização e cite as principais regiões metropolitanas do Brasil.

17. Conceitue conurbação e regiões metropolitanas.

18. Quais são os tipos de metrópoles classificadas pelo IBGE? Dê dois exemplos de cada.

19. Cite 5 problemas urbanos e explique dois deles.

20. Apresente algumas características da empresa alimentícia apresentada por você em sala de aula.

 


CUBA-Girls-2

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11 e 15/06/2012

ATENÇÃO: Para as apresentações de tópicos sobre Cuba, começa segunda.

 

América Central:     [Apostila 2, páginas 44 a 47]

  1. Cuba, um caso especial

OBJETIVOS:

  • Reconhecer os aspectos gerais de Cuba;

METODOLOGIA:

Apresentação em grupos sobre o tema Cuba, a partir de tópicos principais, escolhidos pelas equipes. Cada equipe deveria registrar 15 tópicos sobre o tema Cuba, disponibilizado na apostila. Com base nestes tópicos, as equipes apresentarão os cinco mais importantes, segundo o grupo.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será a presençã dos 15 tópicos nos cadernos de cada membro da equipe. A apresentação dos cinco tópicos escolhidos no quadro e a sua devida relevância.

 

Lista de Exercícios  - 8° Ano

1. De acordo com a posição geográfica, o continente americano divide-se em América do Norte, Central e Sul. E de acordo com o critério histórico-cultural, como o continente está dividido?

2. Cite o país da América do Norte que também pertence à América Latina.

3. Podemos afirmar que as atividades econômicas na América Latina estão voltadas para o mercado externo desde o período colonial. Justifique esta afirmativa com exemplos.

4. Os índices relativos à qualidade de vida na América Latina apontam os problemas dessa região. Cite alguns deles.

5. De modo geral, na América Latina, as elites dominantes são antidemocráticas e extremamente autoritárias. Por que isso acontece?

6. No populismo, como costumam agir os políticos para obter apoio das classes de baixa renda?

7. Explique a relação entre a atuação dos coronéis no Brasil, em especial no Nordeste, e a expressão “voto de cabresto”.

8. Explique o uso da expressão “republiquetas de banana”.

9. Observando o mapa da página 20, responda as formas de relevo que predominam no México.

10. Quais foram os antigos territórios mexicanos que agora pertencem aos Estados Unidos?

11. Quem são os chamados chicanos ou braceros?

12. A diversificação da população mexicana, do ponto de vista étnico, está associada a alguns fatores históricos. Que fatores são estes?

13. Quais são os principais produtos de exportação do México?

14. A dívida externa do México é mais ou menos semelhante à do Brasil. Além desta questão, que outras características os dois países tem em comum?

15. Por que a reforma agrária de 1934 foi tão importante para o México?

16. O que são maquiladoras?

17. Como podemos regionalizar a América Central e cite três países de cada grupo.

18. Por que a devolução da zona do canal ao Panamá e a retirada das tropas norte-americanas significaram um golpe para a economia panamenha?

19. Como podemos dividir a América Central Insular? Dê exemplos de dois países de cada.

20. Quais foram as consequências para Cuba o fim da União Soviética em 1991?

 
 

questionario

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO:

 

Assuntos Gerais:     [Apostila 2, páginas 4 a 53]

  1. Lista de Exercícios da apostila 2 para prova (20/06)

 

OBJETIVOS:

  • Auxiliar os alunos nos temas da avaliação mensal

METODOLOGIA:

Aplicação de exercícios e correção

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

Lista de Exercícios - 9° Ano

1. Por que o Leste Europeu, ou Europa Oriental, há alguns séculos, é a parte menos desenvolvida do continente?

2. Identifique os países do Leste Europeu.

3. Por que o Leste Europeu se tornou importante para a geopolítica soviética?

4. Na Guerra Fria, em que consistia o Pacto de Varsóvia e o Comecom?

5. Apesar da crise econômica, qual é a principal vantagem do Leste Europeu em relação a outros países, principalmente os do Sul?

6. Regionalize o Leste Europeu, segundo as diferenças econômicas.

7. Cite alguns elementos comuns entre as nações bálticas.

8. Em que consiste a Lei de Status das minorias húngaras, e por que ela foi criticada?

9. Explique o processo de separação da Tchecoslováquia em dois países.

10. O grande número de romenos que habitam a Moldávia levou o governo da Romênia a assinar alguns acordos com esta nação. O que esses acordos estabeleceram?

11. Por que a economia da Albânia se encontra em estado caótico?

12. Quais eram as seis repúblicas que formavam a antiga Iugoslávia?

13. A antiga Iugoslávia aplicava o sistema de autogestão nas fábricas e nos estabelecimento rurais. Explique o significado de autogestão.

14. Utilizando o mapa da página 28 e texto da 29, identifique as etnias, nacionalidades e religiões que estão no antigo território da Iugoslávia.

15. Conceitue: limpeza étnica, xenofobia, genocídio e embargo econômico.

16. Quais são os países independentes criados a partir da desagregação da União Soviética?

17. Quais são as nações que quiseram participar da CEI e o que facilitou essas atitudes?

18. Por que a CEI está trilhando o caminho inverso da União Europeia?

19. Qual foi a principal modificação econômica ocorrida durante o reinado de Pedro I, o Grande?

20. Sobre a revolução de 1917, aponte medidas tomadas por Lênin e o Partido Bolchevique na Rússia?

21. Conceitue: Glasnost e Perestroika.

22. Quais são as perspectivas para a CEI no início deste século?

 


Turley-Fall-of-the-Berlin-Wall

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 11 e 15/06/2012

 

Industrialização Planificada:     [Apostila 2, páginas 13 a 17]

  1. Diferenças na Transição (socialismo/capitalismo)

 

OBJETIVOS:

  • Identificar as diferentes transições entre os ex-países socialistas;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

Lista de Exercícios - 1° Ano

APOSTILA 1 – FRENTE 3 (FINAL)

1. Quais são as principais expressões utilizadas para as economias menos desenvolvidas. Explique duas delas.

2. Quais são as regiões que abrangem os Estados do Sul?

3. O que significa industrialização retardatária, tardia ou periférica?

4. Quais as explicações básicas para as origens históricas do subdesenvolvimento?

5. Diferencie colônias de exploração de colônias de povoamento.

6. Por que o modelo social instituído nas áreas colonizadas foi marcado por extremas desigualdades?

7. Por que, num país subdesenvolvido, as relações são marcadas pela coerção em vez de coesão?

8. Conceitue substituição de importações.

9. Quais são os “novos” países industrializados do Sul?

10. Por que os bens de consumo mais leves são os primeiros a substituírem os bens importados?

11. Quais foram as vantagens oferecidas pelos Tigres Asiáticos para atrair investimentos estrangeiros?

12. Qual é o impacto da inflação para a maioria da população da África do Sul?

13. Qual é o segredo do “milagre” chinês?

14. O que as populações do Oriente Médio têm em comum?

15. Qual é a origem de quase todas as guerras e conflitos sangrentos na África. Explique.

16. Quais são os principais indicadores de medição das desigualdades. Explique três deles.

17. Quais os fatores que são levados em conta na produção do IDH?

18. Por que é tão difícil para um país subdesenvolvido tornar-se desenvolvido? Por que tantos projetos de desenvolvimento fracassaram nos países do Sul nos últimos cinquenta anos?

19. Conceitue corrupção. Dê exemplos.

APOSTILA 2

20. Conceitue economia planificada.

21. Que razões fizeram a economia planificada não dar certo em nenhum lugar?

22. O que são economias de transição?

23. Por que a burocratização na economia foi um dos grandes problemas na economia planificada?

24. Outro problema da economia planificada é a falta de inovação tecnológica. Explique esta afirmação.

 


poster30

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO:

Industrialização Planificada: [Apostila 2, páginas 13 a 17]

  1. Diferenças na Transição (socialismo/capitalismo)

OBJETIVOS:

  • Identificar as diferentes transições entre os ex-países socialistas;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

Lista de Exercícios - 1° Ano

APOSTILA 1 – FRENTE 3 (FINAL)

1. Quais são as principais expressões utilizadas para as economias menos desenvolvidas. Explique duas delas.

2. Quais são as regiões que abrangem os Estados do Sul?

3. O que significa industrialização retardatária, tardia ou periférica?

4. Quais as explicações básicas para as origens históricas do subdesenvolvimento?

5. Diferencie colônias de exploração de colônias de povoamento.

6. Por que o modelo social instituído nas áreas colonizadas foi marcado por extremas desigualdades?

7. Por que, num país subdesenvolvido, as relações são marcadas pela coerção em vez de coesão?

8. Conceitue substituição de importações.

9. Quais são os “novos” países industrializados do Sul?

10. Por que os bens de consumo mais leves são os primeiros a substituírem os bens importados?

11. Quais foram as vantagens oferecidas pelos Tigres Asiáticos para atrair investimentos estrangeiros?

12. Qual é o impacto da inflação para a maioria da população da África do Sul?

13. Qual é o segredo do “milagre” chinês?

14. O que as populações do Oriente Médio têm em comum?

15. Qual é a origem de quase todas as guerras e conflitos sangrentos na África. Explique.

16. Quais são os principais indicadores de medição das desigualdades. Explique três deles.

17. Quais os fatores que são levados em conta na produção do IDH?

18. Por que é tão difícil para um país subdesenvolvido tornar-se desenvolvido? Por que tantos projetos de desenvolvimento fracassaram nos países do Sul nos últimos cinquenta anos?

19. Conceitue corrupção. Dê exemplos.

APOSTILA 2

20. Conceitue economia planificada.

21. Que razões fizeram a economia planificada não dar certo em nenhum lugar?

22. O que são economias de transição?

23. Por que a burocratização na economia foi um dos grandes problemas na economia planificada?

24. Outro problema da economia planificada é a falta de inovação tecnológica. Explique esta afirmação.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….