sábado, 7 de julho de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL_-_PERÍODO: 09 a 13/07/2012

 

soil

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11 e 13/07/2012

 

Litosfera, Solo e Relevo:    [Apostila 3, páginas 9 a 15]

  1. Solos;

OBJETIVOS:

  • Descrever a composição do solo;
  • Reconhecer a importância do uso adequado do solo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

NO PRÓXIMO SÁBADO TEREMOS O DESFILE DA OLIMPÍADA DO CEB

 

faixa sexto ano



image



clima tempo

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 09 e 11/07/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral, dia 09 (segunda) na quarta aula. A lista de exercícios para a prova mensal e os capítulos 1, 2 e 3 da apostila 2 auxiliarão no estudo, contudo, algumas questões exigirão uma pesquisa por parte do aluno. Abaixo algumas sugestões para os alunos estudarem.

ATENÇÃO: Temos correção dos exercícios “Verificando o que Aprendemos” na página 10.

 

    Os temas são industrialização, urbanização e espaço rural.

O aluno deve saber:

Quais são os principais fatores que atraem um indústria para outras regiões;

Que tipos de indústrias produzem bens de consumo;

Que tipos de atividades representam os setores primário, secundário e terciário;

Quais os principais produtos de exportação da agricultura brasileira;

Quais são as principais atividades de uma metrópole;

Saber os principais problemas urbanos;

Entender sobre centro urbano de uma cidade e ter conhecimento básico sobre o eixo São José – Florianópolis;

Saber sobre as principais funções de uma cidade, principalmente do Estado de Santa Catarina;

Saber o básico sobre a distribuição das indústrias no Brasil. Estados principais, distribuição das indústrias por região brasileira. Saber os dois principais sistemas de produção de energia no Brasil. Diferenciar siderúrgica de metalúrgica.

Ter capacidade interpretativa de gráfico sobre urbanização.

Saber o que é uma rede urbana ou hierarquia das cidades.

Saber quais são as atividades do agronegócio.

 

Relevo e Clima:     [Apostila 3,  páginas 10 a 12]

  1. Correção de exercício (ver no alto);
  2. Prova trimestral (ver no alto);
  3. Clima e massas de ar;

 

OBJETIVOS:

  • Diferenciar clima e tempo atmosférico;
  • Caracterizar os tipos de clima do Brasil;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada com apresentação de data show e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


cordillera-de-los-andes-chile-santiago

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 09 e 13/07/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral, dia 13 (sexta) na quarta ou quinta aula. A lista de exercícios para a prova mensal e os capítulos 1, 2, 3 e 4 da apostila 2 auxiliarão no estudo, contudo, algumas questões exigirão uma pesquisa por parte do aluno. Abaixo algumas sugestões para os alunos estudarem.

ATENÇÃO: Os alunos devem ter no caderno a atividade dos países Andinos que iniciamos na sexta-feira anterior.

    Os temas são América Latina, México, América Central e América do Sul.

O aluno deve saber:

As principais características socioeconômicas da América Latina (básico);

Em cima da pesquisa que os alunos fizeram sobre a participação do México no NAFTA, saber identificar as desvantagens;

Identificar características de dependência da América Latina em relação aos países ricos;

Saber as questões históricas do México na questão territorial e sua relação com os vizinhos. Saber inserir o México regionalmente na América.

Saber identificar características em comum do México e Brasil.

Conhecer as principais características físicas da América Central Continental.

Ter capacidade interpretativa de gráfico sobre a América Latina e Anglo-Saxônica.

Conhecer as subregiões, e seus países, da América do Sul. Ter um conhecimento prévio sobre as Guianas (físico).

Saber as principais características da América Central.

Saber as subregiões da América Central Insular.

Saber identificar através de mapa as principais subregiões da América Latina.

 

América Andina:    [Apostila  2, páginas  55 a 64]

  1. Apresentação das principais características dos países andinos (ver no alto)
  2. Prova trimestral (ver no alto);

 

OBJETIVOS:

  • Identificar as principais características da América Andina;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada  e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


us-canada-border

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 11/07/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral, dia 11 (quarta) na terceira aula. A lista de exercícios para a prova mensal e os capítulos 1, 2, 3 e 4 da apostila 2 auxiliarão no estudo, contudo, algumas questões exigirão uma pesquisa por parte do aluno. Abaixo algumas sugestões para os alunos estudarem.

ATENÇÃO: Estamos iniciando a apostila 3, por favor não esqueçam nesta quarta.

    Os temas são Leste Europeu e CEI.

O aluno deve saber:

Conhecimentos gerais sobre a Rússia (físicas e sociais);

Quem são os países dos Leste Europeu;

Generalidades (básico) da Europa Oriental ou Leste Europeu.

Quem são as nações bálticas e sua localização.

Conhecer aspectos políticos da antiga Iugoslávia.

Saber sobre características gerais (básicas) da CEI – momento atual.

Os países da CEI da Ásia Central.

Aspectos gerais da Ucrânia - CEI.

conhecer a divisão dos países do leste europeu segundo a economia (está na apostila)

Os principais atos executados na Revolução de 1917.

Saber aspectos gerais (básico) sobre a União Soviética na era Gorbachev, antes da queda do socialismo (perestroika, glasnost).

Rússia no comércio mundial (OMC)

 

Estados Unidos da América e Canadá:   [Apostila 3, páginas 4 a 8]

  1. Prova trimestral (ver no alto);
  2. Dois países e uma só economia;

 

OBJETIVOS:

  • Relacionar as características gerais dos Estados Unidos e Canadá;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


20120421_SRD002_0

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 09 e 13/07/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral, dia 09 (segunda) na primeira aula. A lista de exercícios para a prova mensal e o final da apostila 1 - início da 2, auxiliarão no estudo, contudo, algumas questões exigirão uma pesquisa por parte do aluno. Abaixo algumas sugestões para os alunos estudarem.

 

    Os temas são Países do Sul (questões sociais), China e Tigres Asiáticos

O aluno deve saber:

Interpretar mapa. Sabendo a localização aproximada dos países do Norte. Conhecer a questão exportação de alimentos versus fome.

Ter conhecimentos gerais (básicos) dos Tigres Asiáticos.

Conhecer as principais características do indicador IDH.

Ter capacidade de compreensão da mortalidade infantil no mundo, principalmente no continente africano.

Saber as principais características que fazem um país ser considerado subdesenvolvido ou do Sul.

Ter capacidade interpretativa de gráfico com a questão saúde no mundo. Investimento público versus privado.

Ter capacidade interpretativa de gráfico com a questão AIDS no continente africano.

Conhecer características da China e capacidade de interpretação de tabela com dados econômicos.

A urbanização nas cidades da América Latina (características).

Questões relacionadas ao desenvolvimento humano (não necessariamente IDH).

 

Globalização e Revolução Técnico-Científica :   [Apostila 2, páginas 3 a 8]

  1. O que é Globalização?
  2. Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica;

OBJETIVOS:

  • Conceituar globalização;
  • Associar globalização à Terceira Revolução Industrial;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogadae aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


20120421_LDP001_0

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 12/07/2012

ATENÇÃO: Prova trimestral, dia 12 (quinta) na primeira terceira aula. A lista de exercícios para a prova mensal e o final da apostila 1 - início da 2, auxiliarão no estudo, contudo, algumas questões exigirão uma pesquisa por parte do aluno. Abaixo algumas sugestões para os alunos estudarem.

 

      Os temas são Países do Sul (questões sociais), China e Tigres Asiáticos

    O aluno deve saber:

    Interpretar mapa. Sabendo a localização aproximada dos países do Norte. Conhecer a questão exportação de alimentos versus fome.

    Ter conhecimentos gerais (básicos) dos Tigres Asiáticos.

    Conhecer as principais características do indicador IDH.

    Ter capacidade de compreensão da mortalidade infantil no mundo, principalmente no continente africano.

    Saber as principais características que fazem um país ser considerado subdesenvolvido ou do Sul.

    Ter capacidade interpretativa de gráfico com a questão saúde no mundo. Investimento público versus privado.

    Ter capacidade interpretativa de gráfico com a questão AIDS no continente africano.

    Conhecer características da China e capacidade de interpretação de tabela com dados econômicos.

    A urbanização nas cidades da América Latina (características).

    Questões relacionadas ao desenvolvimento humano (não necessariamente IDH).

 

Globalização e Revolução Técnico-Científica : [Apostila 2, páginas 3 a 8]

  1. O que é Globalização?
  2. Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica;

 

OBJETIVOS:

  • Conceituar globalização;
  • Associar globalização à Terceira Revolução Industrial;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogadae aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….

domingo, 1 de julho de 2012

PLANEJAMENTO SEMANAL_-_PERÍODO: 02 a 06/07/2012

 

image004

SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04 e 06/07/2012

ATENÇÃO: Por solicitação da Coordenação Pedagógica, a prova trimestral será aplicada no dia 04/07 – quarta-feira. Os assuntos são da lista de exercícios e capítulos 1, 2 e 3 da apostila 2.

 

Litosfera, Solo e Relevo:   [Apostila 3, páginas 6 a 10]

  1. Prova trimestral: quarta-feira
  2. Tipos de rochas;
  3. O Solo;

OBJETIVOS:

  • Identificar os principais tipos de rocha;
  • Descrever a importância do solo;
  • Reconhecer a importância do uso adequado do solo;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


tempo e clima (1)

SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 02 e 04/07/2012

Relevo e Clima: [Apostila 3, páginas 6 a 12]

  1. Estrutura geológica e relevo;
  2. Clima e massa de ar;

OBJETIVOS:

  • Definir estrutura geológica;
  • Diferenciar clima e tempo atmosférico;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


andean

OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 02 e 06/07/2012

 

América Andina e Guianas:  [Apostila 3, páginas 54 a 64]

  1. América Andina

OBJETIVOS:

  • Identificar as principais características dos países andinos

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


605r

NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATUTINO

PERÍODO: 04/07/2012

 

CEI – Aspectos Regionais:   [Apostila 2 páginas 60 a 69]

  1. Federação Russa;
  2. CEI na Europa Oriental;
  3. CEI na Transcaucásia;
  4. CEI na Ásia Central;

OBJETIVOS:

  • Reconhecer a situação dos países integrantes da CEI;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


china_manuf_red

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 311

PERÍODO: 02 e 06/07/2012

 

China, um Caso Especial:   [Apostila 2,  páginas 21 a 28]

  1. Considerações gerais e breve histórico;
  2. China atual;

OBJETIVOS:

  • Conceituar Socialismo de Mercado;
  • Identificar o processo de transição para economia de mercado;
  • Identificar características do processo de industrialização;
  • Relacionar o aumento das desigualdades sociais internas ao intenso desenvolvimento econômico.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 


sweatshop

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO MATUTINO 313

PERÍODO: 05/07/2012

 

China, um Caso Especial: [Apostila 2, páginas 21 a 28]

  1. Considerações gerais e breve histórico;
  2. China atual;

OBJETIVOS:

  • Conceituar Socialismo de Mercado;
  • Identificar o processo de transição para economia de mercado;
  • Identificar características do processo de industrialização;
  • Relacionar o aumento das desigualdades sociais internas ao intenso desenvolvimento econômico.

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e aplicação de exercícios.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma sistemática, levando em conta as atividades realizadas pelos alunos e sua participação, bem como o entendimento das mesmas a respeito dos temas propostos.

 

ATÉ A PRÓXIMA “BLOGAGEM”….