sábado, 12 de janeiro de 2013

TEMA: ANTÁRTICA

 

Fonte: Terra – Tecmundo. Por Thiago Szymanski em 8 de Fevereiro de 2012

Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/19152-russos-alcancam-lago-que-estava-enterrado-ha-20-milhoes-de-anos-na-antartica.htm?utm_source=outbrain&utm_medium=recomendados&utm_campaign=outbrain=obinsite

Russos alcançam lago que estava enterrado há 20 milhões de anos na Antártica

Trabalho de 20 anos finalmente foi concluído e agora os russos poderão explorar o lago em busca de seres vivos completamente diferentes do que já foi visto antes.

 

clip_image003Foto panorâmica da Estação Vostok. (Fonte da imagem: Todd Sowers LDEO, Columbia University)

Cientistas russos acabam de perfurar mais de 3,5 quilômetros sob a superfície da Antártica até alcançar o Lago Vostok. Esse, que é o terceiro maior lago sob a superfície do planeta, permaneceu isolado do restante do mundo por mais de 20 milhões de anos, e sua descoberta pode apresentar formas de vida nunca antes vistas.

Os russos levaram mais de 20 anos para finalmente proceder com a perfuração completa do espaço, trabalhando em algumas das condições meteorológicas mais brutais do mundo. O comunicado da conclusão da perfuração vem justamente antes do inicio do inverno antártico, no qual o frio é tão intenso que nem mesmo as máquinas conseguem operar.

A descoberta está causando furor entre a comunidade científica mundial. De acordo com as pesquisas iniciais, o lago possui de 10 a 20 vezes mais partes de oxigênio no ar que o resto do planeta, o que significa que qualquer forma de vida que existir lá será diferente de tudo que conhecemos. Além disso, as condições da região se assemelham muito ao satélite de Júpiter, Europa, e, portanto, qualquer microrganismo que for encontrado no Lago Vostok aumenta as chances da existência de vida extraterrestre.

clip_image005(Fonte da imagem: Exo|Human)

Mas a descoberta também está sendo vista com ceticismo por alguns cientistas. Como os russos tiveram de usar querosene para ajudar na perfuração, a substância pode ter entrado em contato com o lago, contaminando a região. Porém, os russos são incisivos em afirmar que a perfuradora parou antes de entrar em contato com o lago. Há ainda quem questione se a perfuratriz realmente alcançou o objetivo ou se é apenas um bolsão d’água.

Mas, com o inicio do inverno na região, futuras descobertas só poderão ser anunciadas a partir do final de 2012, quando os russos pretendem enviar robôs submarinos para pesquisar a região.

clip_image007

 

Lago Vostok foi isolado a partir da superfície por milhões de anos, e muitos esperam que contenha novas formas de vida bizarras. Atualmente, no entanto, isso parece improvável. Os perfuradores já experimentaram cunhas de gelo - água do lago que tem naturalmente congelados para a parte de baixo da camada de gelo - e, embora alguns pesquisadores afirmam que contém bactérias, outros escrevem isso como contaminação .

Por outro lado, o gelo acima é carregado com as bolhas de ar aprisionadas. O ar acumulado no lago por milênios, aumenta as concentrações de oxigênio na água e cria um ambiente potencialmente tóxico. Alguns dizem que, como resultado, é provável que o lago seja completamente estéril .

Se o Lago Vostok for estéril isso tornará o único lugar na Terra onde há água, mas não  vida.

 

dn21438-1_300

Uma imagem de satélite radar mostra o gelo sobre a superfície lisa do lago Vostok, mais de 3,5 quilômetros abaixo (Imagem: Agência Espacial Canadense / Radasat / NASA / Science Photo Library)

 

Questões Relacionadas

(UFMG) Analise este mapa

A ANTÁRTICA E ÁREAS OCEÂNICAS

 

Mapa_Politico_Antartida

A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar que:

a) A Antártica é um continente coberto por uma imensa capa de gelo de água doce, cercada de águas oceânicas, cujo equilíbrio ambiental é de interesse planetário;

b) A península (Antártica) lançada em direção à Terra do Fogo é a menos desfavorável à presença do homem na região, pois possibilitou a criação de estações de pesquisa.

c) A tundra, própria de climas muito frios, encontra condições favoráveis para se desenvolver amplamente nessa região e se constitui a base de uma cadeia alimentar diversificada.

d) O Círculo Polar Antártico limita, praticamente, o Continente à Zona Polar e, por isso, a Antártica é o mais extenso e contínuo domínio de climas polares continentais da Terra.

-----------

(PUC-Campinas-SP/adaptado) “É recorde este ano sobre a Antártida a perda de substância que filtra raios ultravioleta e evita cânceres de pele”

Levando em consideração e a parte mais escura é a onde apresenta problemas na camada de ozônio:

antartica

A ampliação do buraco da camada de ozônio representa risco ambiental para países como o Chile, a Nova Zelândia…

a) Argentina, Uruguai e o Paraguai;

b) Paraguai, Angola e a Austrália;

c) Uruguai, Madagascar e Namíbia;

d) Argentina, África do Sul e a Austrália;

e) Paraguai, África do Sul e Namíbia;

---------------

Por que a comunidade científica internacional está tão interessada neste lago subglacial?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

RESPOSTAS

C e D

 

Até a Próxima!